Obra "Dialogando com a própria história" é tema de círculo de cultura sobre Paulo Freire

CARTAZ EVENTOA obra "Dialogando com a própria história", de Paulo Freire e Sérgio Guimarães, é a inspiração do Círculo de Cultura que será realizado na próxima sexta-feira, às 15h (horário do Brasil) e 17h (horário de Guiné-Bissau), no canal da UFRPE no YouTube (www.youtube.com/UFRPEoficial). A atividade é realizada pela Rede Internacional de Educação Popular Diálogos com África, que conta com a participação de instituições do Brasil e de diversos países africanos que se inspiram no pensamento de Paulo Freire.

Este primeiro Círculo de Cultura inaugura um circuito que será realizado mensalmente até setembro, sendo a cada mês um país parceiro na coordenação. Em março a liderança é do Brasil; em abril Cabo Verde, em maio a Guiné-Bissau, em junho Moçambique; em julho Angola; em agosto São Tomé e Príncipe e em setembro Portugal.

O evento é gratuito e irá conferir certificado de 2 horas de participação aos inscritos que confirmarem a participação. A Cátedra Paulo Freire, o Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) e a Incubadora da UFRPE representam a Instituição neste evento.

Participam do diálogo o coautor da obra tema do Círculo, Sérgio Guimarães, Huco Monteiro da Universidade de Colinas de Boé (UCB) da Guiné-Bissau) e a educadora Rubineuza de Souza do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST). Na mediação estarão Jacqueline Freire da Rede Interdisciplinar de Pesquisa e Diálçogos no Sul Global (Rede IntegraSul) liderada pela Universidade Federal do Par a (UFPA) e Monica Folena da Cátedra Paulo Freire da UFRPE. Na abertura João Colares, Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), da Cátedra Paulo Freire da Amazônia e da direção do Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL) e Ângela Antunes, Diretora do Instituto Paulo Freire (IPF) do Brasil, farão uma saudação.

A ação faz parte das comemorações relacionadas ao centenário de Paulo Freire, a ser celebrado em setembro de 2021.

Inscrições: bit.ly/circulodeculturabr

Link da transmissão: https://youtu.be/fSUKpmmA2RE

Cátedra Paulo Freire na UFRPE

LOGO CÁTEDRA PAULO FREIREA UFRPE lançou a Cátedra Paulo Freire em setembro de 2018, No Brasil, existiam na ocasião oito cátedras Paulo Freire. A sustentabilidade era lacuna dentro desses espaços de orientação freiriana; a proposta da Cátedra foi a de suprir essa brecha. Presidente da Cátedra, a professora Monica Lopes Folena Araújo destacou na ocasião que Paulo Freire era envolvido com a luta social e, por isso, a sustentabilidade não pode ser trabalhada apenas na questão ambiental. A proposta do espaço institucional, para ela, “envolve as sustentabilidades social, política, econômica e educacional”.

Dar visibilidade às atividades da UFRPE é um dos objetivos da instância de pesquisa, ensino e extensão. “A Cátedra vem somar esforços aos outros espaços onde Paulo Freire já é guia, para gerar ações no tripé universitário. Não só hoje, mas há muito tempo, o pensamento de Paulo Freire é imortal; é mais atual do que nunca. Alguns ensinamentos que ele nos traz é que a educação precisa ser problematizadora, viva, dialógica, humanizadora”, frisou Monica por ocasião do lançamento da Cátedra na UFRPE.