O Campus da UFRPE no município de Parnamirim (EAIP/UFRPE) recebeu, nos últimos dias 5 e 6, apicultore(a)s de 17 municípios do Estado de Pernambuco para a realização do Curso de Capacitação Tecnológica Manejo de Produção e Processamento de Cera Apícola de Qualidade. A ação é uma parceria entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).
O curso é uma demanda do GEDS Inovação, Desenvolvimento Territorial e Valorização dos Produtos Apícolas, da Câmara Setorial do Mel da Adepe e do Programa Da Rural para o Campo, Voando com as Abelhas, que é coordenado pela professora Renata Valéria Regis de Sousa Gomes, do Departamento de Zootecnia (DZ/UFRPE). O curso teve como instrutores o professor Ricardo Gonçalves Santos e a técnica em Apicultura Nira Lopes de Lima.
De acordo com a professora Renata, considerando que, em todo o Estado de Pernambuco, a grande problemática atualmente é a falta de disponibilidade de cera alveolada de qualidade, o que vem trazendo prejuízos para os apicultores, o objetivo do curso foi formar multiplicadore(a)s. Dessa forma, o curso contou a participação de apicultore(a)s dos municípios do litoral aos sertões, tendo esses acesso a capacitação, conhecimento e tecnologia, preparando-se para a produção de cera apícola de qualidade, que atenda às exigências do mercado e gere renda para o(a)s pequeno(a)s produtore(a)s rurais, o que certamente incrementará o agronegócio apícola estadual.
Os municípios participantes foram: Petrolina, Santa Cruz, Serra Talhada, Barreiros, Mirandiba, Santa Maria da Boa Vista, Parnamirim, Tamandaré, Sanharó, Afrânio, Dormentes, São José do Belmonte, Carnaíba, Bezerros, Riacho das Almas, Araripina e Verdejante.