JavaScript não suportado

 

Pesquisadores da UFRPE identificam impacto positivo do isolamento social

Um estudo conduzido por pesquisadores da UFRPE, UFPE e FBV identificou que o isolamento social foi capaz de reduzir o número de casos e mortes por COVID-19. A pesquisa utilizou dados de geolocalização de celulares no estado de São Paulo e cruzou com informações epidemiológicas.

Foi observado que o aumento da taxa de isolamento foi acompanhada por uma redução de até 6,91% nos casos novos e de 6,90% no número de óbitos. A redução acumulada de 30 dias atingiu 22,72% em termos de transmissão e 35,39% em óbitos.

Participaram da pesquisa os docentes da UFRPE André Melo (DECON/UFRPE), Marcelo Marinho (DC/UFRPE), Marcos Sobral (DADM/UFRPE), Gisleia Benini (DECON/UFRPE).

Os pesquisadores chegaram a conclusão que o índice de isolamento social está relacionado a mortes e infecções por SARS-CoV-2. Embora as medidas de distanciamento sejam acompanhadas de impactos na economia e do surgimento de outras morbidades, os benefícios decorrentes da redução da velocidade de contágio são significativos. A adoção de medidas de distanciamento tem impacto significativo sobre o número de infectados e óbitos pelo COVID-19.

A pesquisa foi aceita no periódico britânico Tropical Diseases, Travel Medicine and Vaccines e foipublicada na edição de Maio de 2021 e pode ser acessada neste link