JavaScript não suportado

 

Pesquisadores descobrem novo gênero endêmico do Nordeste

Pesquisadores da UFRPE descobriram recentemente um novo gênero monotípico, endêmico do Nordeste brasileiro, pertencente à família Euphorbiaceae. A espécie nova Gradyana franciscana S.M. Athiê-Souza, A.L. Melo & M.F. Sales foi encontrada na região de Xingó, nos Estados de Alagoas e Sergipe, ocorrendo às margens do Rio São Francisco.

A pesquisa é da pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Botânica (PPGB) da UFRPE, Sarah Maria Athiê de Souza, juntamente com o professor André Laurênio de Melo (UAST/UFRPE), o professor Marcos José da Silva (UFG), Luciana dos Santos Dias de Oliveira e a professora Margareth Sales (UFRPE). 

O trabalho é um dos resultados da tese de doutorado de Sarah, intitulada Estudos taxonômicos e micromorfológicos de Stillingia Garden ex L. (Hippomaneae, Euphorbiaceae), orientada pela professora Margareth Ferreira de Sales e, publicada em agosto de 2015 em um relevante periódico, chamado Systematic Botany, com o título Gradyana (Euphorbiaceae): A New Genus from Northeastern Brazil (v. 40 (2): 527-533).

A espécie foi primeiramente coletada em 1999 e erroneamente identificada como outro gênero da família. Durante a revisão do gênero Stillingia, foram encontrados espécimes depositados nos herbários do IPA, PEUFR e UFP e realizadas coletas na região de ocorrência, constatando-se que se tratava de uma nova espécie, a qual não se enquadrava em nenhum dos gêneros previamente descritos para a família.

Segundo a pesquisadora Sarah Athiê-Souza, até o presente momento, não há registros de Gradyana para outras regiões do Brasil e, de acordo com os critérios estabelecidos pela lista vermelha da IUCN (IUCN 2010), G. franciscana é considerada ameaçada, já que ocorre em uma área inferior a 5.000 km2 e é conhecida apenas para duas localidades. Adicionalmente, as áreas de ocorrência desse táxon sofrem alta pressão antropogênica devido à especulação imobiliária, a embarcações e banhistas, que frequentam as margens do rio e visivelmente danificam a vegetação ali existente.

Referência: IUCN. 2010. The IUCN red list of threatened species, version 2010.4. Cambridge, U. K., and Gland, Switzerland: IUCN. Available from: http://www.iucnredlist.org/ (accessed: May 2014).

[[{"fid":"834","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]