Pesquisadores desenvolvem produtos inovadores na piscicultura e aquicultura

pesquisador entregando dispositivo para produtor rural

Equipe de pesquisadores da UFRPE realizou visitas à empresa Acquavalle Piscicultura, em São José do Egito, e ao Assentamento Virgulino Ferreira em Serra Talhada para apresentar e entregar produtos e serviços frutos de projetos aprovados pela Facepe.

deneme bonusu

Os projetos são intitulados de “Inovações tecnológicas para a piscicultura do estado de Pernambuco” (edital de Apoio a Pesquisas para Arranjos Produtivos Locais)  – coordenado pelo professor Alfredo Olivera Gálvez e “Aquicultura inteligente: medição da qualidade da água em tempo real e sua aplicação na piscicultura em Pernambuco” (Programa de Bônus Tecnológico para Micro, Pequenas e Médias Empresas Industriais de Pernambuco) – coordenado pelo professor Obionor de Oliveira Nóbrega e pelo engenheiro de Pesca Gilmar Aguiar de Arruda.

As visitas foram realizadas com o objetivo de recolocação e entrega definitiva dos dispositivos de internet das coisas (IoT) subaquáticos para o sensoriamento remoto das variáveis de qualidade da água em tempo real para Piscicultura para a Empresa Acquavalle Piscicultura e para um produtor rural.

pesquisadores manipulando produtosDurante a visitação, foi realizada oficina para repassar a importância do beneficiamento do pescado na aquicultura, mostrando suas vantagens e produtos que podem ser feitos com subprodutos dos pescados. O produto escolhido pra ser apresentado aos produtores foi o Keropok lekor, que é um snack feito do pescado, muito comum na Malásia. Os ingredientes necessários para o seu preparo foram levados, e foi apresentado um passo a passo de como é feito o Keropok lekor. De acordo com o professor Alfredo Olivera, “é de suma importância essa interação Universidade-Produtores para que se tenha sucesso na transferência da tecnologia e troca de conhecimento proposta nos projetos aprovados.”

Já dispositivo de medição da qualidade da água foi apresentado pelos pesquisadores após passar por uma atualização para melhorar o desempenho. Conheça a tecnologia no vídeo abaixo.

bonus veren siteler

Os projetos contam com o apoio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos (SEMARH), da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, representada pelo secretário Flaviano Marcos da Silva e pelo Engenheiro de Pesca Hyercules Alexandre Honório da Silva.