Pesquisadores do PPGEC aprovam projetos no Edital Jovens Pesquisadores da FACEPE

Dois professores do Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências e Matemática tiveram projetos aprovados no edital 16/2021 de Jovens Pesquisadores da Facepe.

O pesquisador Rodrigo Lins Rodrigues, aprovou o projeto intitulado: Uma Abordagem de Multimodal Learning Analytics para Avaliação de Habilidades de Pensamento Computacional na Educação Básica. Este projeto investigará como a incorporação de uma abordagem de captura de dados multimodais, durante os processos de aprendizagem, podem contribuir para fornecer elementos que subsidiem a avaliação de estudantes no desenvolvimento de habilidades de Pensamento Computacional. O projeto faz parte do Laboratório de Evidências Analíticas em Tecnologias Educacionais (Evante) coordenado pelo pesquisador.

O pesquisador Jadilson Ramos de Almeida, aprovou o projeto intitulado Conhecimento didático acerca da álgebra: um projeto de formação continuada com professores dos anos

iniciais do ensino fundamental à luz da teoria da objetivação. Este projeto tem por objetivo analisar os saberes movimentados (transformados em conhecimentos) acerca da álgebra e seu ensino e a transformação do ser em uma formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental e terá como aporte teórico-metodológico a teoria da objetivação e será desenvolvido no Grupo de Pesquisa Al Jabr em História, Epistemologia e Didática da Álgebra.

Ambos os projetos têm uma relação direta com a área de ensino e serão desenvolvidos em escolas públicas do estado de Pernambuco. Fortalecendo o ensino de áreas como tecnologia e matemática.

A Facepe entra com um aporte financeiro muito importante para a pesquisa, o que viabiliza aquisição de equipamentos para que os projetos possam ser desenvolvidos com estudantes e professores da rede pública de ensino.