Prestação de contas da UFRPE é aprovada por unanimidade no Consu

O Conselho Universitário (Consu) aprovou por unanimidade, na última sexta-feira (24/03), a prestação de contas da UFRPE. Na ocasião, foram apresentados gráficos e informações que demonstram que, mesmo com toda dificuldade orçamentária vivenciada nos últimos três anos, a Universidade, com o apoio de toda comunidade universitária, manteve serviços essenciais, projetos e ações estruturantes e contas e bolsas pagas.

De acordo com os dados apresentados, no gráfico do orçamento da UFRPE (imagem), desde 2020, as quedas orçamentárias foram bruscas, e o orçamento foi sempre menor do que R$ 100 milhões. Em 2020, foi de R$ 99 milhões; em 2021, R$ 74 mi; no ano de 2022 foi R$ 73; e, em 2023, foi definido em R$ 67 milhões. Para se ter ideia da redução, em 2014, por exemplo, a liberação orçamentária havia sido de R$ 223 milhões.

Segundo o reitor e presidente do Consu, Marcelo Carneiro Leão, a expectativa, no momento, é de uma suplementação orçamentária para 2023, prevista para os próximos dias. Com o complemento, será possível agilizar operações e projetos programados e outras importantes ações previstas.

Um dos gráficos apresentados que chamou atenção foi o que demonstra que, mesmo com os cortes orçamentários acentuados, a Universidade continuou crescendo no que se refere aos cursos de graduação e pós-graduação. Nos quesitos de governança, planejamento e outros aspectos administrativos, a Ruralinda também se destacou.

GRAFICO ORCAMENTO

GRÁFICO QUANTIDADE DE CURSOS