Professor da UFRPE é único brasileiro com trabalho financiado pelo Google Academic Research 2024

rafael

Somente um pesquisador brasileiro foi selecionado pelo Google Academic Research Awards 2024, programa do Google que financia pesquisas em tecnologia e computação que impactam positivamente a sociedade em áreas como educação, saúde e meio ambiente. Rafael Ferreira Melo, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da CESAR School e pesquisador do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL) vai aprimorar uma ferramenta que envolve inteligência artificial e correção de redações para a educação básica.

Em todo o mundo foram selecionados 95 pesquisadores, a maioria de universidades dos Estados Unidos e Europa. O Google divulgou o resultado essa semana, após uma análise minuciosa que envolveu  equipes de engenheiros e pesquisadores da multinacional norte-americana. Além de Rafael Mello, apenas outros dois pesquisadores da América Latina terão o trabalho financiado pelo Google. Jesús Siqueiros e Carlos Hernández, da Universidade Nacional Autônoma do México, aprovaram uma pesquisa de IA e sustentabilidade.

O estudo de Rafael foi selecionado na categoria de pesquisas que focam IA para tornar a educação equitativa, acessível e eficaz. O título em inglês da pesquisa dele é Using LLM and AIED Unplugged to Support the Teaching at the Right Level Program in Brazil (Usando LLM e AIED Unplugged para ensinar no nível certo no Brasil).

“Fiquei muito feliz em ter sido aprovado pois é uma seleção bastante concorrida e que envolve cientistas do mundo todo”, destaca Rafael. Entre os critérios do Google para selecionar as pesquisas estão qualidade, inovação e impacto do projeto, adequação aos princípios éticos da IA e qualificação dos docentes responsáveis pelos trabalhos.

“Com o financiamento vamos avançar na pesquisa para aproveitar modelos de linguagem mais recentes para aprimorar a ferramenta que desenvolvemos no NEES de correção de redações, a APA. A ideia é agora usar modelos mais atuais de IA generativa como o Gemini, do Google, para melhorar o algoritmo de correção dos textos”, explica Rafael, destacando o entusiasmo em desenvolver pesquisas para melhorar as políticas públicas de educação no Brasil.

O projeto de Rafael aborda também o conceito de “AIED Unplugged”, uma metodologia inovadora criada pelos pesquisadores do NEES para integrar tecnologias de IA em ecossistemas educacionais sem exigir modificações de infraestrutura, acesso à internet ou alfabetização digital avançada.

APLICATIVO

O APA, projeto desenvolvido pelo NEES, é o Acompanhamento Personalizado de Aprendizagem (APA), aplicativo que usa inteligência artificial para aprimorar as habilidades de escrita de estudantes do ensino fundamental. Por meio dele, textos manuscritos dos alunos são digitalizados e avaliados individualmente. Os professores recebem feedback personalizado.

A partir das avaliações, os docentes podem programar melhor as intervenções para recuperação da aprendizagem. O uso do aplicativo não depende de acesso estável à internet nem exige habilidades digitais significativas, permitindo que estudantes e professores de lugares remotos sejam favorecidos pela tecnologia.  O projeto piloto do APA foi aplicado em mais de 8 mil escolas públicas de ensino fundamental do Brasil, envolvendo cerca de 160 mil estudantes.