JavaScript não suportado

 

Professora de História da UFRPE ganha prêmio internacional da Fulbright

foto da professora carolineA professora Caroline Borges, do Departamento de História (Dehist/UFRPE) acaba de receber o Junior Faculty Member Award cycle 2021-2022 da prestigiosa Fulbright Commission.

Esse prêmio é destinado a jovens doutores professores em qualquer área do conhecimento, que foram recentemente contratados em caráter permanente em Instituições de Ensino Superior brasileiras, para a realização de pesquisas, ministrar palestras e/ou apresentar cursos/seminários para a pós-graduação em Instituições de Ensino Superior ou Centros de Pesquisa nos Estados Unidos, com duração de três ou quatro meses (https://fulbright.org.br/edital/programa-professor-pesquisador-visitante-junior/).

A professora Caroline Borges é bacharela e licenciada em História pela Universidade de São Paulo, diplomada pelo programa de mestrado Quaternário e Pré-História, label « Erasmus Mundus», do Muséum national d’Histoire Naturelle (Paris, França) e doutora em « Archéozoologie » também pelo Muséum national d’Histoire Naturelle e doutora em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Atuou como pós-doutoranda (bolsista CAPES) e professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGAnt) e no Laboratório de Ensino em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ) da Universidade Federal de Pelotas e, desde junho de 2019, integra o Departamento de História da UFRPE e o Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica (Neparq/UFRPE)

O projeto de pesquisa premiado, Understanding colonial system in the city of Recife through animal bones: Zooarchaeology and Historical Archaeology in Northeast Brazil, procura entender, a partir das perspectivas da Arqueologia Histórica e da Zooarqueologia, o contexto da ocupação urbana da área do porto do Recife, entre os séculos 17 e 19. Ele será realizado no Departamento de Antropologia da University of South Florida em colaboração com a Profa Dra. Diane Wallman.

O projeto tem o apoio e a colaboração do Departamento de História e do Neparq e está associado ao projeto de pesquisa As Faces do Patrimônio Histórico e Arqueológico em Pernambuco, coordenado pela profa. Dra. Suely Cristina Albuquerque de Luna, também diretora do Dehis.