Professora do Dehist é uma das organizadoras de dossiê internacional de Zooarqueologia Neotropical

A professora Caroline Borges, do Departamento de História (DeHist/UFRPE) é uma das organizadoras, e também uma das autoras de dois trabalhos, do dossiê internacional de Zooarqueologia Neotropical, que acaba de ser publicado pela prestigiosa Revista da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), a principal publicação de arqueologia no Brasil, Fator de Impacto A1 CAPES e faz parte da SciVerse Scopus. O dossiê foi promovido pelo Grupo de Trabalho de Zooarqueologia Neotropical (NZWG) do Conselho Internacional de Arqueozoologia (ICAZ), do qual a professora Caroline é uma das coordenadoras.

O dossiê internacional publicado, intitulado "Zooarqueologia, sociedades tradicionais, biodiversidade e mudanças climáticas: integrando perspectivas entre passado e futuro tem o mesmo tema da IV Reunião Acadêmica do NZWG, sediada na UFRP e organizada pelas Profas. Dras. Caroline Borges e Suely Cristina Albuquerque de Luna, do Departamento de História, em 2021. Para informação, a Zooarqueologia é o estudo dos restos de animais de sítios arqueológicos. A partir destes estudos pode-se apreender aspectos de caráter social, econômico, cultural, político, simbólico e ritual das sociedades estudadas com possibilidades de melhor entendimento das relações múltiplas, íntimas e dialéticas estabelecidas entre comunidades humanas, animais e o meio ambiente. Ao mesmo tempo, As particularidades e a diversidade dos Neotrópicos proporcionam oportunidades valiosas para o estudo das interações entre humanos e animais ao longo do tempo e suas implicações no registo zooarqueológico. Assim, o Grupo de Trabalho de Zooarqueologia Neotropical (NZWG) do Conselho Internacional de Arqueozoologia (ICAZ) procura conectar investigadores de diferentes países interessados em estudar estas questões.

O dossiê inclui quatorze artigos e duas notas de investigação, que abrangem diferentes cronologias, metodologias, áreas geográficas e contextos socioculturais relacionados com a Zooarqueologia Neotropical. Os trabalhos publicados incentivam a reavaliação das abordagens zooarqueológicas, destacando o potencial da Zooarqueologia Neotropical para a compreensão de contextos arqueológicos, históricos e etnográficos, e sua importância no estudo das relações entre humanos e animais. Este dossiê lança luz sobre a rica biodiversidade e o patrimônio arqueológico da região Neotropical, e destaca a necessidade de transformar nossa relação com o mundo natural, abandonando a perspectiva de dominação, e adotando filosofias ameríndias que rejeitam a separação entre natureza e cultura, para mitigarmos as consequências das mudanças climáticas que vivenciamos.

A revista está disponível em acesso aberto em