Professora Maria José de Sena nomeada Reitora da UFRPE

Professora Maria José de Sena foi nomeada reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco nesta quinta-feira (16/05), com a publicação no Diário Oficial da União. A docente foi eleita no dia 05 de dezembro de 2023 pela comunidade universitária com 61,55% dos votos e assume o cargo junto com a professora Maria do Socorro Lima, que compõe a chapa como  vice-reitora.

Será o terceiro mandato de Maria José de Sena à frente da reitoria da UFRPE. O primeiro mandato foi no quadriênio 2012-2016 e, em seguida, foi reconduzida para o período 2016-2020.
“Esta eleição para um terceiro mandato não é apenas o reconhecimento pelo legado deixado nos oito anos de gestão à frente da reitoria, são anos de serviços prestados à UFRPE por meio dos cargos ocupados, ao longo desses 32 anos de docência,  objetivando elevar sempre a nossa Universidade para o mais alto patamar de qualidade da educação pública superior federal”, afirmou professora Maria.

A Reitora eleita ainda destacou o lado humano da nova gestão, assim como os desafios que virão: “Fazemos gestão pensando nas pessoas e para as pessoas, esse é um diferencial importante, quando entendemos que não somos o cargo e sim estamos no cargo, para agregar valor à Instituição tudo fica mais fácil e assim a gestão será sempre para toda comunidade, do Litoral ao Sertão! Sabemos os desafios que nos esperam, mas sabemos também da nossa força e do nosso compromisso com a UFRPE e com uma educação superior de qualidade, estaremos trabalhando incansavelmente para conseguir passar por essas dificuldades.”

A UFRPE possui 111 anos de tradição em ensino, extensão e pesquisa no Estado e no país. Sua história é marcada, ao mesmo tempo, pela constante busca pela inovação, como também na busca por contribuir com a superação de problemas socioambientais e o desenvolvimento sustentável em projetos e pesquisas que envolvem as ciências tecnológicas, agrárias, humanas, sociais e exatas.
Inaugurada com os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, o novo perfil da Instituição abrange 59 cursos de graduação, nas mais diversas áreas de formação, do Litoral ao Sertão de PE por meio das nossas Unidades Acadêmicas situadas no campus do Recife e nas Unidades Acadêmicas de Serra Talhada (UAST), do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) e de Belo Jardim, e da Unidade de Educação a Distância (UAEADTec).

Na pós-graduação, destaca-se na produção de pesquisa com 42 Programas de Pós-graduação  Stricto Sensu (PPG), totalizando 59 cursos em níveis de mestrado acadêmico, doutorado acadêmico, mestrado profissional e doutorado profissional, em todas as grandes áreas do conhecimento da CAPES.

Temos também a formação no Ensino Médio e Técnico ofertada pelo Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI), da UFRPE.
Composta por mais de 1200 professores, mais de mil técnicos e cerca de 15 mil estudantes, a UFRPE possui ainda estações avançadas de pesquisa, ou seja, campi situados no Litoral, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão de Pernambuco. São elas: Estação Ecológica do Tapacurá, em São Lourenço da Mata; Estação Experimental de Cana-de-Açúcar (EECAC) e Estação Experimental de Pequenos Animais (EEPAC), em Carpina; Clínica de Bovinos de Garanhuns (CBG); Estação de Agricultura Irrigada (EAII), em Ibimirim; e Estação de Agricultura Irrigada (EAIP), em Parnamirim.

Maria José de Sena

Graduação em Medicina Veterinária (1989)- Universidade Federal Rural de Pernambuco, Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Católica de Pernambuco (1988) - Licenciatura em Ciências Agrárias (1993) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui Doutorado em Medicina Veterinária Preventiva com ênfase em Saúde Pública - Escola de Veterinária, UFMG, Belo Horizonte, Brasil (2000).  Professora Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui experiência em gestão nos seguintes cargos: Coordenadora de Curso de Graduação em Medicina Veterinária (Novembro de 2000 a maio de 2004); Pró- Reitora de Ensino de Graduação (Maio de 2004 a maio de 2012), Reitora (maio de 2012 a maio de 2020). É membro da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária, Academia Morenense de Letras e Artes e Academia Pernambucana de Ciências.

Maria do Socorro Lima

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) desde 2011. Foi Pró-reitora de Ensino de Graduação da UFRPE de 2016 até 2023. Coordenou o Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES como Coordenadora Regional em 2018 e como Coordenadora Nacional em 2021 e 2022. Coordena o Núcleo de pesquisa e extensão JUREMA. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, desenvolvimento sustentável, mulher, feminismo e agroecologia, comunidades rurais e reciprocidade e nos estudos educacionais sobre indicadores de qualidade da Educação Superior. Assessora do COGRAD e FORGRAD na gestão de 2023.