JavaScript não suportado

 

Professoras do Dehist são contempladas no edital de jovens pesquisadores da FACEPE

   Caroline Borges e Maria Emilia Vasconcelos, professoras da Licenciatura em História e do Programa de Pós-graduação em História da UFRPE, foram contempladas no Edital 16/2021 da FACEPE, para auxílio a projetos de pesquisa para jovens pesquisadores.

A pesquisa da professora Drª Caroline Borges pretende analisar esqueletos humanos e restos de animais encontrados na zona especial de interesse do Pilar (no Recife Antigo). Com a proposta a professora pretende ampliar o conhecimento sobre as primeiras ocupações coloniais do Recife e também ampliar o acesso do público acadêmico e não-acadêmico aos resultados da pesquisa fundamentada no campo da bioarqueologia e da história por meio de ações de divulgação científica.

Já a pesquisa a ser desenvolvida pela professora Drª Maria Emilia Vasconcelos, vai estudar a Sociedade União Beneficente 25 de março, com sede na cidade de Escada e fundada em 1894. Essa associação reunia afiliados que se cotizavam e constituíam um caixa que permitiu montar uma escola noturna e socorro aos associados doentes. Associações de ajuda mútua como esta possibilitaram a constituição de espaços de sociabilidade e construção de identidades. De acordo com a pesquisadora é bastante plausível que os homens e mulheres egressos da escravidão, entre os filiados da referida associação, fossem trabalhadores dos engenhos durante o período da escravidão ou quando cativos. A Sociedade União Beneficente 25 de março tem mais de 125 anos, sendo uma das poucas em funcionamento contínuo no estado de Pernambuco. Há um ineditismo de estudos sobre a mesma, fato que traz ainda mais importância ao desenvolvimento desta pesquisa.