JavaScript não suportado

 

Projeto Caravana Agroecológica acontece em Bonito

O edital Noite das Ideias é uma realização da Embaixada da França no Brasil. A UFRPE foi selecionada com o projeto Caravana Agroecológica: diálogo de saberes na promoção da Soberania Alimentar e Nutricional, para o desenvolvimento de um evento de 3 dias com a participação da Pesquisadora Nathalie Cialdella, do CIRAD/Montpellier / França, entre os dias 27 e 29 de maio de 2024.

O projeto visa dar visibilidade e permitir o debate público em torno do trabalho que vem sendo feito pela Universidade Federal Rural de Pernambuco há mais de 20 anos na busca de construção de uma ciência mais inclusiva no processo de promoção de sistemas agroalimentares mais saudáveis, assim como, trazer a reflexão acumulada da UMR Innovation – Montpellier - France 1 sobre este mesmo tema, permitindo uma interessante troca de saberes.

Os mais de 20 anos de trabalho da UFRPE podem ser percebidos, sobretudo, nas ações da Incubadora de Cooperativas Populares/Instituto Coopera e do Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC), que culminaram na proposição de experiências de ensino inovadoras: o Bacharelado em Agroecologia e Educação Popular, o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial. Somam-se à esse acumulo, as experiências dos grupos de docentes e discentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Identidades, ambos da UFRPE, sendo o segundo em articulação com a FUNDAJ.

Finalmente, estão também como realizadores da caravana a EMBRAPA Alimentos e Territórios, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFAPE e o Instituto Agronômico de Pernambuco.

O acúmulo nas experiências dessas instituições, programas e cursos, tem nos mostrado a peremptória necessidade e importância de contribuir e ampliar o debate público acerca do processo de transição agroecológica na perspectiva da promoção de uma alimentação mais saudável.

O acúmulo dos pesquisadores brasileiros adquire significado especial, se em diálogo com a UMR Innovation, que se constitui como uma “comunidade pluridisciplinar de mais de 130 pessoas vinculadas principalmente ao CIRAD, INRAE e ao Institut Agro Montpellier”. É uma unidade de pesquisas que visa processos de construção de conhecimento inovadores que contribuam para a reflexão e análise em torno das transformações e transições de sistemas agrícolas e alimentares.

O trabalho desenvolvido pela equipe de pesquisa francesa, no projeto « Açaí’action 2  » que se organiza em torno de uma estratégia de co-construção de conhecimentos e de trocas de experiências entre três países no planalto das Guianas: Guiana Francesa, Brasil (Amapá, Pará) e Suriname nos interessa mais particularmente. Através do acompanhamento dos atores responsáveis pela cadeia do Açai (Euterpe Oleracea Mart), o projeto propõe uma estratégia de valorização da cadeia produtiva do fruto, a partir do desenvolvimento de práticas agroecológicas e construção coletiva do conhecimento, evidenciando uma dinâmica científica e socioeconômica inovadoras.

A crise alimentar mundial tem despertado o interesse geral da sociedade, dos decisores políticos e da comunidade científica. Mas eis que se expõe uma “linha de falha” importante que exige um esforço coletivo e concentrado em várias direções, ou seja, na produção de tecnologias sociais 3 adaptadas à produção de alimentos saudáveis, na mobilização de agricultores e agricultoras responsáveis pela produção de alimentos, consumidores e consumidoras, e na promoção de um debate público sobre a produção, transformação, comercialização e consumo de alimentos saudáveis.

Neste sentido, as instituições citadas possuem um acúmulo importante que vai na direção de ressignificar os processos de construção do conhecimento. E, portanto, adotamos para isso uma abordagem de perspectiva decolonial. O encontro das nossas instituições, nos mostra o quanto é rico refletirmos sobre esse processo coletivamente, com base em conceitos e metodologias que vão na direção de repensar a atualidade da construção do conhecimento em nosso planeta.

Os sistemas agroalimentares mundiais, representam hoje uma verdadeira problemática da crise civilizatória que vivemos. Como superar o problema da homogeneização do consumo de alimentos que nos é imposta a partir da estratégia do capitalismo de transformar a cultura alimentar dos povos, de tornar soberana uma alimentação processada e industrializada, de nos afastar do consumo de alimentos saudáveis produzidos pelas famílias da agricultura familiar camponesa? Uma parte da resposta a essa questão está em conseguir resgatar e preservar os saberes ancestrais sobre a alimentação saudável, evidenciando-os e valorizando-os. Pois, se alimentar é um gesto carregado de sentidos e completamente
vinculado à cultura de cada povo.

A iniciativa tem assim três objetivos principais: 1) Tornar visíveis e públicos os acúmulos (conceituais e metodológicos) das duas equipes de pesquisa em sua relação com a produção de alimentos saudáveis, de maneira a compreender pontos comuns que possam ajudar a criar quadros de análise e de transformação da realidade local, bem como futuros projetos de pesquisa entre as duas instituições; 2) Dar voz às comunidades camponesas que já estão em diálogo com estas equipes de pesquisa, em termos do que podem contribuir para a construção de sistemas agroalimentares mais perenes e sustentáveis; 3) Oferecer aos estudantes da UFRPE, uma oportunidade de refletir sobre a temática da alimentação
saudável à luz do debate público presencial em comunidades rurais.

Programação do evento: 

 

Imersão no Território de Bonito/PE (unicamente para discentes e docentes vinculados aos programas de pós-graduação e cursos de graduação envolvidos); https://forms.gle/ie7wzJBr4o1TnbLx8 
Inscrições até 23/05

Seminário: Construção do Conhecimento sobre Segurança e soberania alimentar no Brasil e na França, com Fernando Curado (Embrapa); José Nunes (UFRPE/ABA); Nathalie Cialdella (CIRAD/França) e Wagner Lira (UFRPE)
Local: Sala de Seminários (CEGOE)  https://forms.gle/8o2js6hpMJVSR6YD9
Inscrições até 29/05