JavaScript não suportado

 

Projeto da UFRPE é participante da UN Decade of Ocean Sciencefor Sustainable Development

equipe pesquisadora

  O  projeto  Contamination in Mangroves of Northeast Brazil, coordenado pela professora Caroline Biondi, do Grupo de Química Ambiental de Solos (UFRPE), foi endossado como participante da UN Decade of Ocean Sciencefor Sustainable Development. O projeto agora está hospedado na Ocean Decade Programme-Global Estuaries Monitoring (GEM), e o endosso foi divulgado na Ocean Decade website (https://oceandecade.org/actions/contamination-in-mangroves-of-northeast-...).

O projeto tem por objetivo diagnosticar a contaminação em 12 importantes localidades costeiras da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão; avançar na compreensão de como os impactos antrópicos interferem na qualidade do solo, da água e da biota aquática e afetam os estoques de carbono e nitrogênio e as emissões de GEE. Para tanto, o estudo é composto por diversos grupos da UFRPE:Grupo de Química Ambiental de Solos, coordenado pelo professor Clístenes Nascimento; Laboratório de Ecologia Vegetal-UFRPE, coordenado pela professora Ana Carolina Borges; Grupos de Fixação Biológica de Nitrogênio, coordenado pela professora Ana Dolores Santiago-UFRPE; Laboratório de BIOIMPACT-UFRPE, coordenado pela professora Flávia Frédou); e Laboratório de Ecologia de Plácton-UFRPE, coordenado pelo professor Mauro Melo Júnior. Além de parcerias com outras instituições: Professora. Maria Betânia Melo de Oliveira, do Departamento de Bioquímica-UFPE; professora Karina Cunha, de Engenharia Civil-UFRN; professor Nielson Machado, da UFRB; e Leandro Reis Costa Santos, da UFMA.

O projeto conta com o financiamento de R$ 643.410,00, aprovado na Chamada CNPq/ 63/2022, e envolvimento direto de mais de 40 pesquisadores(as) entre coordenadores(as) de grupos, doutorandos(as), mestrandos(as), bolsistas ICs e voluntários(as).

grupo atuando no mangue