JavaScript não suportado

 

Projeto de Medicina Veterinária analisa Covid-19 em animais domésticos

cartaz pet covidPouco se sabe sobre a relação do Novo Coronavírus com os pets e animais em geral, não é mesmo? A fim de responder a algumas questões e oferecer informação qualificada, equipe do curso de Medicina Veterinária da UFRPE lançou o projeto de pesquisa PetCovid19. 

O perfil do projeto no Instagram é o @pet.covid19.

O projeto PetCovid19 é um estudo multicêntrico que tem como objetivo realizar a vigilância do novo coronavírus (SARS-CoV-2) em animais de companhia. A pesquisa tem como objetivo avaliar as ocorrências de transmissão de tutores infectados para seus animais, compreender a  dinâmica de transmissão da doença e como isso impacta na saúde única.

Ainda não é claro qual é o papel dos animais domésticos na epidemiologia da doença, embora se saiba que pets que convivem com pessoas infectadas têm maior risco de contrair o vírus.

Desta forma, buscamos entender aspectos importantes da doença, a fim de propor ações de prevenção e controle da Covid19 em animais, visando a promoção da saúde única.

Este estudo está sendo realizado em seis capitais do Brasil: Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MG), Curitiba (PR), Recife (PE) e São Paulo (SP). no total, está prevista a avaliação de mais de 1.000 animais através da realização de testes diagnósticos sorológicos e moleculares.

Em Recife a pesquisa é coordenada pelos professores Daniel Brandespim e Rita Maia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Trata-se de uma pesquisa pioneira no Brasil, em que se articula uma rede de colaboração composta por diferentes instituições de ensino e de pesquisa nacionais e internacionais.