Projeto de mulheres apicultoras é destaque no jornal inglês The Guardian

O grupo Agroflores, de mulheres apicultoras de Barreiros(PE), é destaque em matéria no jornal inglês The Guardian. Depois de retiradas de seu local de origem, devido à expansão de Suape, elas iniciaram, em 2018, um projeto com abelhas que mudou suas vidas. O novo assentamento era rodeado de plantações de cana de açúcar e elas, com o apoio da professora Renata Valéria, do Departamento de Zootecnia da UFRPE, iniciaram uma mudança que foi uma verdadeira renovação para as moradoras da nova morada.

"O novo assentamento fornecido pelo governo é cercado por uma enorme plantação de cana-de-açúcar. O solo é improdutivo e os pesticidas ameaçam as abelhas nativas. Não há estradas pavimentadas, escolas ou centros de saúde na área. A habitação é precária e a área é frequentemente inundada pelo rio.

Com poucas opções de plantio, as mulheres recorreram à universidade local para aprender como criar abelhas. A professora Renata Valéria Gomes, do departamento de zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, forneceu os trajes de proteção e as colmeias e ensinou técnicas de apicultura para a produção de mel de qualidade e livre de agrotóxicos. Até então a apicultura no município era realizada exclusivamente por homens.

Além da independência financeira que obtiveram com a venda de mel, as mulheres pressionaram por uma nova dinâmica sustentável na comunidade. Para atrair mais abelhas, elas começaram a plantar ao redor de suas casas usando técnicas transmitidas por seus ancestrais, transformando seus quintais em oásis com flores, árvores e plantações. Combinam técnicas de melhoramento genético com conhecimentos ancestrais para encontrar formas sustentáveis ​​de produção de mel."

O material foi produzido por Gabriela Portilho é fotógrafa documental, jornalista e educadora com forte foco em meio ambiente e questões de gênero, principalmente na Amazônia brasileira. Ela também é cofundadora do Doroteia , coletivo focado em histórias centradas em mulheres. O trabalho dela com as mulheres apicultoras ganhou o prêmio ambiental Carolina Hidalgo Vivar 2023 na POY Latam: https://poylatam.org/

Leia a matéria completa aqui: https://www.theguardian.com/global-development/2023/oct/04/women-behind-...