PROPLAN em 5 minutos: Conheça a Política de Gestão de Processos da UFRPE

A Política de Gestão de Processos - PGPROCESSOS é uma iniciativa proposta pela Coordenadoria de Modernização Organizacional - CMO/PROPLAN com o apoio da o Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controle Interno, aprovada pelo Conselho Universitário através da Resolução n°54/2020.

O documento tem como objetivo principal orientar no mapeamento, avaliação, monitoramento e disseminação dos fluxos das atividades realizadas na UFRPE, um gruia inicial para o gerenciamento de processos na instituição.

A PGPROCESSOS detalha conceitos básicos sobre processos; as competências das diversas unidades na gestão de processos; e determina os documentos que devem ser produzidos para viabilizar o Gerenciamento de Processos.

A principal motivação para elaboração desta política foi a identificação da necessidade de institucionalização da metodologia de gestão de processos, bem como anseio por uma tomada de decisão mais participativa no que se refere a definição de prioridades no mapeamento de processos entre as unidades da UFRPE. A aprovação da política possibilita que os gestores de diferentes instâncias, membros do Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controle Interno, definam de maneira compartilhada as unidades que terão processos mapeados no ano.

Achou interessante? Acesse a PGPROCESSOS no site da PROPLAN

O “PROPLAN em 5 minutos” é um projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Planejamento/PROPLAN com o intuito de compartilhar conhecimento com a comunidade universitária em relação a planejamento, gestão, governança, sustentabilidade e outros temas que contribuam para o Desenvolvimento Institucional.