Reitor da UFRPE busca parcerias na China

Nesta segunda-feira (26/06), o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), professor Marcelo Brito Carneiro Leão, esteve na Escola de Negócios de Xangai (Shanghai Business School - SBS), na China. A UFRPE assinou há poucos meses um Memorando de Entendimento com a SBS para o Ensino, Pesquisa e Extensão, principalmente para o intercâmbio de estudantes brasileiros e chineses. Os termos desse documento serão aprofundados com a expansão para novas propostas neste encontro com os líderes da escola chinesa. Devem incluir professores, pesquisadores e até a possibilidade de servidores técnicos. Mais imediatamente serão liberados cursos de formação que podem ser iniciados a distância de ambas as universidades.

A visita começou com apresentações gerais e dos potenciais de ambas instituições para conhecimento detalhado e aprofundamentos das discussões. Novas propostas podem surgir a partir dessas conversas, mas já estão previstas iniciativas em tecnologia, economia, administração e áreas agrárias. A UFRPE, inclusive, já liberou cursos em algumas dessas áreas, incluindo Artes Visuais Digitais, em inglês e realizados a distância que podem formar estudantes chineses. Da mesma forma, a SBS pode fornecer cursos em português (muitos cursos da SBS trabalham diretamente com intérpretes português-chinês fornecidos pela China) ou inglês para estudantes, professores e técnicos da UFRPE, a exemplo do curso de Desenvolvimento e Planejamento Municipal.

Na tarde de hoje, o reitor Marcelo da UFRPE também conversou com autoridades de outra instituição de Xangai liderados pelo diretor Zhang Weiqi (SELAS) do Centro de Estudos Portugueses (CPS - Centre for Portuguese Studies), Campus de Hongkou e Campus Songiiang. Além de cultura e língua portuguesa e chinesa que podem fazer parte dos intercâmbios, haverá uma discussão sobre os outros centros de ensino e pesquisa da região de Xangai com possíveis importantes contribuições nas áreas agrícolas, veterinárias e afins. Para se ter uma ideia do avanço da China nessas áreas, desertos chineses de pura areia estão sendo transformados em grandes campos de produção agrícola. Quem tem uma região como o nosso semiárido que toma conta de quase todo nordeste, precisa reunir o máximo de conhecimento e tecnologia para preservar e produzir nessa área que abrigam milhões de pessoas, importante missão para universidades como a UFRPE.

Essa agenda é exclusiva com a UFRPE, mas há uma agenda mais geral nesta comitiva de universidades à China. São mais de 10 universidades brasileiras que passarão 15 dias nessa viagem pelo país asiático, que se inicia em Xangai e indo até a capital Pequim, passando por instituições de outras regiões como Hangzhou, Shijiazhuang e Hebei SJZ. O principal ponto de pauta nessas instituições é agricultura, floresta, social e a relação entre cultura e língua portuguesa/brasileira e chinesa.

Durante os encontros, o reitor Marcelo Carneiro Leão também estará tratando com pesquisadores chineses sobre o primeiro evento de robótica do Brics no mundo: Humanoid BRICS 2023, previsto para acontecer em outubro de 2023 e cuja sede tem a UFRPE como principal candidata.

Esta troca de conhecimentos e acordos podem unir estudantes, professores, pesquisadores e técnicos de Pernambuco ao outro lado do mundo, à China, o que torna ainda mais importante a missão da UFRPE nesta visita.