Residência Maria de Fátima Santiago é entregue à comunidade UFRPE após manutenção

fachada da residencia

Muita emoção na inauguração do serviço de manutenção da Residência Estudantil Professora Maria de Fátima Santiago na manhã desta quinta-feira (21/09). Desativada no início de 2020, com sérios problemas estruturais, a residência foi completamente recondicionada e entregue à comunidade para breve ocupação.

Além de reparos e manutenções estruturais, foram trocadas as redes hidráulica, elétrica, sistema de esgoto, portas, janelas, coberta, forro, entre outros. Toda a casa foi adaptada para pessoas com mobilidade reduzida e deficiência, tendo recebido um banheiro totalmente acessível, bem como outros aparatos. As salas de estudo individual e coletivo passaram a ocupar a região da frente, enquanto área de serviço e lavanderia foram relocadas para a área posterior. Com quatro quartos, a residência também teve o número de sanitários e chuveiros ampliado para seis unidades cada.

“Havia muitas estruturas comprometidas e improvisadas, com diversos níveis de piso e inúmeros problemas. Com a manutenção, procuramos deixar a casa o mais funcional e acessível possível, com capacidade para novas ampliações e instalações”, afirmou o diretor do Departamento de Logística e Serviços (Delogs), Pedro Freitas. A equipe do Delogs coordenou os serviços, sob tutela da Pró -Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti), que mobilizou toda a ação.

O reitor, Marcelo Carneiro Leão, ressaltou a qualidade e a funcionalidade da residência, que, junto à reforma da Residência Samyr Pessoa, inaugurada em 2021, permitem abrigar estudantes que residem em regiões mais distantes do Recife. “Nesse processo de inclusão, nada mais justo do que dar à residência o nome de Maria de Fátima Santiago”, completou.

maria de fátima santiagoA professora que dá nome à casa feminina, no Campus Dois Irmãos, foi uma das pioneiras nos estudos de vestuário e moda em Pernambuco, no Departamento de Economia Doméstica e recentemente no Departamento de Ciências do Consumo. A atuante docente, falecida no ano passado, foi representada por familiares no ato de inauguração da residência, sendo lembrada também por colegas e estudantes. A filha, Flávia Santiago, recordou a trajetória e compromisso da professora Maria de Fátima Santiago com a UFRPE, um legado que será memória permanente na residência, que ganhará placa de homenagem.

fachada da casa

antes e depois