Neste momento, 35 residentes em Medicina Veterinária da UFRPE estão no Sistema Único de Saúde (SUS) desenvolvendo ações em diferentes Regiões do Estado de Pernambuco no que se refere ao enfrentamento à Covid-19. Pela relevância do trabalho de saúde pública e importância para a formação profissional, as atividades continuarão enquanto estiverem suspensas as atividades administrativas e acadêmicas. A decisão foi tomada na última reunião do Núcleo Docente Assistencial Estruturante (NDAE) do Programa de Residência Veterinária, realizada na semana passada.
Profissionais de Saúde, médicos(as) veterinários(as) do Programa de Residência em Área Profissional de Saúde-Medicina Veterinária, modalidade de ensino de pós-graduação Lato senso, atuam em três regiões e em oito municípios de Pernambuco. Considerando o contexto da Covid-19, os profissionais foram orientados sobre Política Pública de Saúde, Ética e Bioética em Medicina Veterinária, Epidemiologia, e Integração Ensino Serviço. Inseridos no SUS, foram distribuídos e acolhidos pelas Secretarias de Saúde dos municípios de Recife, Camaragibe e Jaboatão (Região Metropolitana de Recife); Caruaru, Garanhuns e Pesqueira (Região do Agreste); Quixaba e Cedro (Região do Sertão).
Norteados(as) pela compreensão de que o aprender e o ensinar se incorporam no cotidiano da organização dos serviços de saúde, atuam na Vigilância em Saúde (Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental), assim como na atenção Primária de Saúde (APS) compondo as equipes dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF-AB).
De acordo com os professores Aderaldo Alexandrino de Freitas, coordenador do Programa de Residência em Área Profissional de Saúde, e Huber Hizzo, presidente da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), nesses setores, os profissionais realizam palestras sobre zoonoses e responsabilidades sanitária, orientam à população quanto à COVID-19 e o isolamento social, monitoram dos casos suspeitos, orientam os serviços essenciais quanto ao distanciamento social, organizam dados e produzem boletins epidemiológicos, realizam visitas domiciliares, elaboram e revisam relatórios de atividades implementadas, fiscalizam estabelecimentos comerciais, mapeiam serviços essenciais, entre outras.
Tais atividades, cotidianamente são acompanhadas por um profissional de saúde na condição de preceptor(a) dos(as) Residentes que segue as normas do Ministério, da Secretaria Estadual de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde respectivas.
A fim de apoiar o trabalho fundamental dos residentes da UFRPE, o Departamento de Biologia realizou a doação de protetores faciais de acetato acrílico, que estão sendo fabricados no setor para atender profissionais da linha de frente do combate ao novo coronavírus.