Seminário promovido pela Rede UniSustentável integra a programação da Jornada Dia da Terra 2024

No próximo dia 17 de abril de 2024, a Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável) promoverá um seminário especial em comemoração à Jornada Dia da Terra 2024. O evento, intitulado “Cuidar da Natureza, uma conexão entre o conhecimento dos povos e comunidades tradicionais e a estratégia para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, será realizado às 9h (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Haverá lista presença e emissão de certificado de participação.

Com o objetivo de fomentar o debate sobre a importância da conservação da natureza e a conexão entre o conhecimento tradicional e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o seminário contará com a participação de Francisco Itamar Gonçalves Melgueiro, Coordenador-Geral de Gestão Ambiental da Funai - Fundação Nacional dos Povos Indígenas, como palestrante convidado.

Uma mesa-redonda intitulada “ODS e os povos e comunidades tradicionais: Boas práticas das Instituições de Ensino Superior" também será realizada durante o evento. A Coordenadora de Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão Estratégica (PROPLAN) da UFRPE, Janielly Mantovani, também Coordenadora-adjunta da Rede UniSustentável, irá mediar o diálogo sobre a temática, em que participarão representantes das instituições IFSP - Instituto Federal de São Paulo, UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco e Cefet/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, que apresentarão projetos desenvolvidos pelas instituições que envolvem os povos e comunidades tradicionais.

A Jornada Dia da Terra 2024, que ocorre de 04 a 30 de abril, busca ampliar a conscientização e o engajamento de diversos segmentos sociais e do poder público na luta em defesa da conservação da natureza. A programação está sendo  descentralizada, com ações simultâneas em diferentes municípios e estados, abordando temas relacionados à preservação dos ecossistemas, enfrentamento da crise climática e mudanças nos padrões de consumo. O tema deste ano é “Cuidar da Natureza: diálogos de conhecimento com povos e comunidades tradicionais”.

A iniciativa da UniSustentável se alinha com os esforços globais para a promoção de uma sociedade mais sustentável e busca destacar as boas práticas desenvolvidas pelas instituições de ensino superior no Brasil. O seminário representa uma oportunidade valiosa para o compartilhamento de conhecimentos e experiências, fortalecendo o diálogo e a colaboração entre as universidades e suas respectivas comunidades acadêmicas.