TRT 6ª Região realiza doação para restruturação do Laboratório de Informática do Decon

No dia 15 de setembro de 2023, A Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Tribunal REgional do Trabalho da 6ª região assinaram termo de doação de bens móveis, que serão utilizados na reestruturação do laboratório de informática do Departamento de Economia da UFRPE, um passo fundamental para a melhoria das condições de Ensino, Pesquisa e Extensão. Este laboratório terá um papel crucial na formação dos estudantes de Economia e na condução de pesquisas acadêmicas de alta qualidade. . A professora Sônia Fonseca, diretora do Decon e o discente Celso Lopes, presidente do DA de Economia, representaram a universidade e a desembargadora Nise Pedroso, TRT.

Essa ação é resultado da junção de incansáveis esforços do discente Celso Lopes e das  professoras Sónia Fonseca e Marcília Gama, para tornar essa conquista uma realidade. E essa façanha trará certamemte bons frutos aos nossos alunos e professores ao possibilitar o aprofundamento, a divulgação e melhorias nos conhecimentos gerados nessa instituição de ensino centenária.

O discente Celso Lopes tem desempenhado um papel fundamental à frente do DAECO e não tem medido esforços para que este e outros projetos se concretizem. Em menos de 100 dias da sua gestão foi capaz de ajudar a solucionar uma demanda de anos do curso. Juntamente com a docente Sónia Fonseca que também acabou de completar um ano à frente do Departamento, cuja visão e compromisso são marcas características de sua administração. Tais características foram pilares fundamentais para transformar essa doação em realidade. Fechando o time, a Profª. Dra. Marcília Gama que com sua orientação especializada e determinação em fazer as coisas acontecerem, tornou o Laboratório de Economia real, cuja inauguração acontecerá ainda esse mês.

Oportuna-se com essa doação um ambiente de aprendizado mais avançado e efetivo, como também abre-se caminho para à geração e divulgação mais adequada de conhecimento, equipando nossos estudantes com as ferramentas tecnológicas necessárias para se destacarem em seus estudos e no mercado de trabalho. Entre o leque extenso de de conhecimento que poderá ser gerado, destaca-se o aprendizado de melhores práticas para a criação de painéis interativos, a visualização de dados complexos, a geração de insights valiosos para negócios, bem como o uso pacotes estatísticos e econométricos valiosos na formação do economista.