UFRPE celebra 112 anos com programação diversificada

A UFRPE celebra, a partir do dia 3 de novembro, 112 anos de fundação dos seus primeiros cursos: Agronomia e Medicina Veterinária, fundados por monges beneditinos, em 3 de novembro de 1912, quando das Escolas Superiores de Agricultura e Veterinária, sediadas no Mosteiro de São Bento de Olinda-PE.

As comemorações se iniciam com a missa no Mosteiro de São Bento, em Olinda, no dia 03/11, às 10h. Terça-feira (05), a partir das 14h, haverá a Solenidade dos Conselhos da Administração Superior com a concessão de diplomas e medalhas de honra ao mérito aos servidores aposentados. Acontecerá também uma homenagem ao Dia do Servidor Público, uma apresentação cultural e o corte e degustação do bolo comemorativo. Na quarta-feira (06), às 14h, será feito um evento para o lançamento de livros de servidores da UFRPE, com sessão de autógrafos.

Na sexta-feira(08/11), às 14h, será realizada a cerimônia de transmissão de cargo da reitora, Maria José de Sena, posse da vice-reitora, Maria do Socorro de Lima Oliveira e apresentação dos pró-reitores da UFRPE.
O dia 12 de novembro está reservado para a corrida e caminhada, que sairá do DEFIS às 7h. O encerramento das comemorações acontecerá, a partir das 18h, no salão nobre, com a concessão de título de mérito cultural aos artistas e com um debate poético.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco tem sua origem no dia 3 de novembro de 1912, quando um grupo de monges beneditinos uniu esforços para realizar o sonho de investir na educação superior voltada ao campo. Naquele dia, Dom Plácido de Oliveira, Dom Bento Pickel, Dom Pedro Bandeira de Melo e Dom Agostinho Ikas, liderados por Dom Pedro Roeser, então Abade do Mosteiro de São Bento, criaram as Escolas Superiores de Agricultura e Medicina Veterinária São Bento.

Os Beneditinos comandaram as atividades até 1936, época da Estatização da Escola Superior de Agronomia São Bento, uma vez que a Escola Superior de Medicina Veterinária (localizada em Olinda) havia encerrado suas atividades em 1926. A partir de 1936 com a Estatização, a Escola recebeu uma nova denominação: Escola Superior de Agricultura de Pernambuco (ESAP). Em 1938, houve a transferência da ESAP do Engenho São Bento para o Bairro de Dois Irmãos, no Recife, onde até os dias atuais está localizado seu Campus-Sede.

A partir de 1947, a Escola ganhou o status de Universidade e passou a chamar-se Universidade Rural de Pernambuco (URP), incorporando as Escolas Superiores de Agricultura, Medicina Veterinária, a Escola Agrotécnica de São Lourenço da Mata e o Curso de Magistério de Economia Doméstica. Finalmente, em 04 de julho de 1955, através da Lei Federal nº 2.524, a Universidade foi federalizada, passando a fazer parte do Sistema Federal de Ensino Agrícola Superior. No ano de 1967, com o Decreto Federal nº 60.731, passou a denominar-se Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), subordinada ao Ministério da Educação e Cultura.