UFRPE celebra aniversário e concede título de Doutor Honoris Causa a Paulo Freire (in memoriam)

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) celebra o 109º aniversário de fundação dos cursos de graduação que deram origem à nossa instituição, fundada em 03 de novembro de 1912, início do século XX, em Olinda - PE.Nesse sentido, além da participação na tradicional Missa no Mosteiro de São Bento, realizada no dia 07/11, haverá homenagem aos(às) servidores(as) aposentados(as), nesta quarta (10/11), e, no dia 11/11, a instituição outorgará ao Professor Dr. Paulo Reglus Neves Freire (In Memoriam) o Título Honorífico de Doutor Honoris Causa, concedido por meio da Resolução nº 060/2020, dos Conselhos Superiores.

Foi a partir do sonho dos monges no Mosteiro de São Bento, por meio das Escolas Superiores de Agricultura e Medicina Veterinária São Bento, célula-mater, que a UFRPE tem a sua história secular e marcada, ao mesmo tempo, pela capacidade de inovação ao buscar contribuir com a superação dos problemas socioambientais e o desenvolvimento sustentável em projetos e pesquisas que envolvem as ciências tecnológicas, agrárias, humanas, sociais e exatas.

O título de Doutor Honoris Causa é uma honraria concedida a personalidades de reconhecido saber e que tenha se distinguido por sua atuação no campo das Ciências, da Filosofia, das Artes e das Letras. Sobre Paulo Freire, vale ressaltar as inúmeras publicações sobre o legado em livros, artigos científicos, dissertações e teses no Brasil e no mundo, além de ter dedicado a carreira para o melhor entendimento entre os povos, ensinando e aprendendo com os saberes populares por meio de sua teoria educacional que valoriza as experiências vividas com a diversidade, costumes e práticas sociais das pessoas.

A concessão, que também marca o centenário do Patrono da Educação, atende à proposição da professora Monica Lopes Folena Araújo, lotada no Departamento de Educação e coordenadora da Cátedra Paulo Freire na UFRPE, que atua numa perspectiva de educação freiriana, fomentando a construção do conhecimento com os estudantes de graduação e pós-graduação numa perspectiva de educação renovadora, dialógica, justa e igualitária, fortalecendo a perspectiva educacional defendida e praticada pela instituição.

A comunidade acadêmica poderá acompanhar as solenidades através do link: https://www.youtube.com/watch?v=WiXFlqguIn0

Vide programação completa

convite com as mesmas informações da matéria