Nesta sexta-feira (5/06), é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data nos conscientiza e nos inspira a rever nossas ações. É preciso saber que as ações do presente e a forma como lidamos com os recursos naturais determina como as próximas gerações irão viver. Pensando nisso, a UFRPE, junto à Coordenadoria de Sustentabilidade, tem deixado sua parcela de contribuição.
Recentemente foram publicados os Resultados do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da UFRPE, referentes ao ano de 2019, em que, de 88 ações, 40 foram concluídas e executadas com sucesso, ou seja, 45,5%, o que significa um grande avanço. Dentre as ações propostas no PLS, podemos citar: o incentivo ao racionamento do uso de papel e a sua substituição por meios eletrônicos, eliminação de aquisições de copos descartáveis, conscientização sobre o uso racional de água e energia, campanhas para promover a destinação correta de resíduos, licitações com critérios sustentáveis, entre outras iniciativas que são de grande importância para o meio ambiente.
A partir da relevância da gestão ambiental para a Universidade, a Comissão Própria de Avaliação (CPA/ UFRPE) incorporou, em seus mecanismos de consulta, a temática Sustentabilidade e PLS; trouxemos os resultados da avaliação do ano de 2019, feita pela Comissão e publicada recentemente, com relação ao conhecimento sobre o PLS por toda a comunidade acadêmica, ou seja, discentes, docentes e técnicos-administrativos. O questionário foi respondido por 24,78% dos discentes, 48,12% dos docentes e 31,63% dos técnicos, nos Campus Dois Irmãos, UACSA, UAG e UAST, além de 37,35% dos discentes, 78,95% dos docentes e 92,86% dos técnicos da UAEADTec. Com os resultados, foram obtidas médias entre 5,8 e 7,0 na avaliação sobre o conhecimento a respeito do Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFRPE, o que mostra um número significativo de pessoas que conhecem ou já ouviram falar do Plano.
Esses resultados são importantes para que as pessoas saibam que há um trabalho interno para instaurar medidas sustentáveis e uma grande preocupação da Universidade com o meio ambiente e com as pessoas e que a UFRPE, através da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e da Coordenadoria de Sustentabilidade, está totalmente aberta a incorporar sugestões e melhorias no que diz respeito ao tema.
Para o ano de 2020, foi assumido compromisso ainda mais ousado, com a nova versão do PLS, que agora tem todos os eixos de ações integrados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e com vigência até 2030, composta por 17 Objetivos e 169 metas distribuídos entre eles. Embora o tema “Sustentabilidade” esteja muito atrelado à questão ambiental, o conceito se estende às mais diversas áreas da sociedade, que, trabalhando em conjunto, garantem um mudo melhor para todos. Fazendo essa integração do PLS aos ODS, a UFRPE assume o compromisso com o meio ambiente, com as pessoas e com a realização dos objetivos.
Não obstante, o meio ambiente é responsabilidade de todos nós. Realizar ações sustentáveis, além de um ato de respeito ao ambiente, é também um ato de empatia para com o próximo, porque tudo o que fazemos no presente é o resultado de como as próximas gerações viverão no futuro. Se cada um fizer sua parte, podemos garantir um futuro mais promissor para todos.
Por Coordenadoria de Sustentabilidade/Proplan