UFRPE concede Honoris Causa a Eduardo Sevilla Guzmán

Como parte das celebrações dos seus 110 anos, a Univrsidade Federal Rural de Pernambuco entregará nesta quinta-feira (17/11) o título honorífico de Doutor Honório Causa ao professor Eduardo Sevilla Guzmán. O evento será realizado no Salão Nobre da UFRPE a partir das 14h e terá transmissão no canal oficial da UFRPE no YouTube.

O professor Eduardo Sevilla é reconhecido internacionalmente como um intelectual- militante, que se dedicou à construção de uma vasta obra teórica e metodológica sobre o Campesinato e a Agroecologia. O seu exemplo de vida e as suas publicações são uma contribuição singular para a evolução do pensamento agroecológico e a compreensão do campesinato no mundo. Nos anos setenta, fundou o ISEC, onde implantou e coordenou pioneiramente os Programas de Pós-Graduação em Agroecologia, Campesinato e Desenvolvimento Rural Sustentável, em nível de mestrado e doutorado. Programas que se mantêm na atualidade na forma de Mestrado em Agroecologia - um enfoque para a sustentabilidade rural e o Programa de Doutorado em Agroecologia, Soberania Alimentar e Bens Comuns.

Estes programas se tornaram referências para a formação profissional em Agroecologia com enfoque na América Latina. Centenas de pesquisadores/as, gestores/as públicos, docentes e militantes formados/as pelo ISEC atuam organicamente em organizações de povos e comunidades tradicionais, camponesas, movimentos sociais, instituições públicas e privadas de ensino profissional em diversas regiões do mundo.

O legado do professor Eduardo Sevilla, construído há mais de quatro décadas, é uma referência para a formação em Agroecologia em diversas universidades latino- americanas, brasileiras e particularmente na UFRPE, com destaque para a criação de núcleos de ensino, pesquisa e extensão, cursos de graduação e pós-graduação. As contribuições do homenageado inspiram, também, lutas camponesas, da agricultura familiar, movimentos sociais do campo e da cidade por políticas públicas voltadas para a transição agroecológica em direção à sustentabilidade do desenvolvimento rural.

A programação do dia contará também com o XX Congresso de Extensão (CONEX/Proexc), que tem como tema Desafios da Agroecologia e Soberania Alimentar em Tempos de Crise Mundial de Alimentos. O seminário, que terá início às 8h, acontecerá na Sala de Seminário Francisco Caporal/DEd – UFRPE e contará com a participação das seguintes palestrantes-convidadas(os): Emma Siliprandi (FAO/Roma); Peter Rosset (Colegio Frontera Sur/México), Nívia Regina da Silva (Brigada do MST/Cuba), Maria Carmem Cuellar (Mamen) (ISEC/Universidad de Córdoba - Espanha) e José Nunes da Silva (UFRPE) como mediador.