JavaScript não suportado

 

UFRPE cria primeira Unidade de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (UEPE)

Cerimônia de formalização

   A UFRPE formalizou, nesta sexta-feira (25/08), a sua primeira Unidade de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (UEPE), a UEPE Aves e Suínos. Coordenada pelo professor Marco Holanda e pela professora Mônica Holanda, da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST).

A UEPE é uma política institucional que permite a alienação de excedentes de atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio da doação ou comercialização. Os recursos, quando captados, sãot otalmente reinvestidos na própria UEPE para fortalecer a experiência integrada de ensino, pesquisa e extensão provida aos estudantes. 

De acordo com a equipe do Instituto Ipê da UFRPE, a UEPE consiste na materialização de uma das oportunidades e inovações trazidas pelo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e posiciona a UFRPE na vanguarda de instituições com políticas sólidas e juridicamente seguras na captação de recursos, visando à melhoria do ensino, pesquisa e extensão.

Para o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, A UEPE Suínos e Aves UAST é um marco histórico na Instituição, fruto de uma proposta que construída no início da atual gestão. 

Segundo a professora Mônica Holanda, serão criados e multiplicados animais da espécie suína e avícola, com finalidade de ensino em aulas práticas, pesquisas para discentes do curso de bacharelado em Zootecnia da Unidade Acadêmica de Serra Talhada, para fornecimento de material genético melhorado para ganho de massa magra e rapidez no ganho de peso com baixo consumo de ração. "Teremos engajamento dos estudantes na orientação técnica e promoção de dias de campo a produtores rurais do município de Serra Talhada e circunvizinhos, visualizando a curricularização da extensão. Na UEPE, já se encontram animais e instalações necessárias e apropriadas para criação nas condições do semiárido pernambucano", explica. 

A dupla de docentes criou o Grupo de Ensino em Suínos e Aves em 2014, e, desde então, estudantes de Zootecnia têm participado efetivamente. "Recebem uma adequada formação intelectual e cognitiva para aprimoramento em Avicultura e Suinocultura e proporcionado atividades complementares, necessárias à formação integral do estudante e conclusão do curso pelos graduandos de Zootecnia da UFRPE/UAST", completa. Os pesquisadores também fazem parte do grupo de Pesquisa Avaliação Animal do CNPq.