A UFRPE dá as boas-vindas à comunidade universitária para o semestre 2024.1 nesta segunda-feira (25/03) com novidades e melhorias na infraestrutura dos campi.
Para receber oficialmente os estudantes, será realizada a Aula Inaugural Unificada dos cursos de graduação do Campus Sede, no Recife , e das Universidades Acadêmicas de Belo Jardim (UABJ), do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) e de Serra Talhada (UAST), às 9h, em formato remoto, com transmissão pelo Canal UFRPE no YouTube: https://youtube.com/UFRPEoficial /.
No evento online, haverá a saudação de gestores da UFRPE, que vão compartilhar informações relevantes sobre o novo semestre letivo, que se iguala ao ano calendário civil após as adaptações realizadas durante a pandemia de Covid-19.
Após anos de graves cortes orçamentários que prejudicaram e ameaçaram o funcionamento das universidades brasileiras, a UFRPE recebeu recursos extra orçamentários para a viabilização de uma série de questões estruturais. Entre as aquisições, já foram distribuídos 67 televisores e 108 aparelhos de data-show.
No Campus Sede, começaram a ser instalados 40 purificadores de água industriais e 42 purificadores de parede. Os primeiros locais contemplados foram os prédios Cegoe, Ceagri 1, Ceagri 2, Cegen e Departamento de Pesca.
Também no Ceagri 2 e no Departamento de Educação Física (Defis), foi finalizada a instalação do novo sistema elétrico para o recebimento dos aparelhos de ar-condicionados SPLIT (60.000 BTUs), que estão sendo entregues pela empresa e serão instalados nas salas de aula e laboratórios.
Já começaram a ser instalados alguns dos 420 aparelhos de ar-condicionado, adquiridos no final de 2023, de várias capacidades (9000; 12000; 18000; 24000; 36000; 48000 e 60000 BTUs), que irão contemplar diversos setores da UFRPE.
Outra conquista importante foi a aquisição de cinco novos ônibus rodoviários, três micro-ônibus e sete pickups, que já começaram a ser recebidos.
Para o reitor, Marcelo Carneiro Leão, após 3 anos de cortes que levaram o orçamento da UFRPE a cerca de 35% de
orçamentos anteriores, em 2023, com muito esforço e articulação, foram conseguidos os recursos extra orçamentários para viabilizar importantes questões estruturais. “Estamos felizes em finalmente poder mitigar alguns problemas do passivo da pandemia e também outros que são históricos nos nossos campi. Continuamos trabalhando para que venham novas melhorias e a consolidação de projetos desenvolvidos nos últimos anos”, ressalta.