O futuro já começou por aqui. Foi dada a largada, nessa segunda-feira (6/02), no Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da UFRPE, uma das prioridades da gestão superior para aprimorar a Universidade e adequá-la às novas demandas sociais e de trabalho.
O primeiro setor a experimentar a nova modalidade de trabalho é a Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEDTec), em virtude da natureza de suas atividades e características próprias, até que todas as soluções técnicas e legais sejam resolvidas, garantindo a segurança jurídica do(a)s servidore(a)s.
Até julho deste ano, toda a Instituição poderá aderir ao PGD, que inclui o teletrabalho e outros avanços. Em breve será divulgado cronograma geral de implantação.
Também serão divulgados períodos de capacitação para ambientação do uso do POLARE - Sistema a ser adotado, bem como outras informações à comunidade.
Programa de Gestão e Desempenho (PGD) é o nome dado ao modelo de trabalho instituído pela Administração Pública Federal com foco na substituição do controle de frequência dos agentes públicos por uma gestão de pessoas baseada em resultados; e inovação nos arranjos de trabalho, tanto em relação aos locais quanto aos horários de execução. A ideia é tornar a gestão institucional mais dinâmica, produtiva e criativa, bem como reduzir gastos públicos e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Para o reitor, Marcelo Carneiro Leão, a iniciativa é um marco para o avanço na administração da Instituição. "É um grande passo na gestão de pessoas, tanto para a qualidade de vida do(a)s nosso(a)s servidore(a)s quanto na qualidade do trabalho, o que vai gerar importantes melhorias institucionais e trazer a UFRPE para novos tempos", ressalta.