JavaScript não suportado

 

UFRPE firma parceria com a Universidade Amílcar Cabral da Guiné Bissau

 

 

Nesta sexta-feira (14/06), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) recebeu a comitiva da Universidade Amílcar Cabral do Guiné Bissau (UAC) para estabelecer uma parceria entre as instituições para desenvolver ações de internacionalização. A reunião contou com a presença da reitora da UFRPE, Maria José de Sena, de Herculano Arlindo Mendes, que formalizaram a parceria em ato na reitoria com a assinatura de um Memorando de Entendimento.

O acordo objetiva desenvolver ações de internacionalização, como: mobilidade acadêmica de estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores; planejamento e execução de projetos pesquisas e extensão.

Maria José de Sena destacou a força da união e o desejo pelos frutos da parceria. “Vamos unir forças e esforços para esta parceria importante. A internacionalização é uma realidade e a UFRPE está disponível para ações conjuntas e desejo que possamos ver os resultados desta união muito em breve.”

“Esta internacionalização é muito importante. Não vivemos isolados; esta troca de experiência, essa troca de conhecimentos, de intercâmbio entre os estudantes entre nossas universidades será muito importante não apenas para o crescimento acadêmico, mas também cultural. Viemos para a Universidade Rural de Pernambuco para termos esta colaboração internacional para o desenvolvimento de nossas nações”, afirmou Herculano Arlindo Mendes.

Estiveram presentes na reunião o assessor do reitor da UAC, Alfa Saliu Djaló, o representante internacional da UAC no Brasil, Arnaldo Sucuma, O pró-reitor de pesquisa, Rinaldo Mota, o diretor geral do Instituto Ipê, Robson Medeiros,o diretor do Núcleo de Internacionalização, Rodrigo Carmo, o coordenador de apoio à internacionalização institucional, Júlio Vila Nova, a pró-Reitora de ensino de graduação, Danielli Matias de Macedo Dantas, o coordenador de internacionalização dos programas de pós-graduação stricto sensu, Edivan Rodrigues de Souza e os estudantes de Guiné Bissau na Pós-Graduação: Isnaba Tique (Progel) e Vladimir Costa (Ciências Sociais). Além deles, os docentes Moises Santana e José Nilton, da Cátedra Naná Vasconcelos participaram do evento.

Durante o encontro, Maria José de Sena entregou ao reitor da UAC um livro que conta a história dos 100 anos da UFRPE e um bottom da universidade. Professor Herculano Arlindo Mendes presenteou a reitora com um Pano de Pinti, um tear artesanal de alto valor simbólico para a Guiné Bissau e entregue a chefes de Estado, autoridades e personalidades.