UFRPE implementa programa Qualificação para o Trabalho, Geração, Emprego e Renda

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através da Pró-Reitoria de Extensão, Cultural e Cidadania (PROExC) e do Departamento de Ciências do Consumo, partindo da compreensão do trabalho como condição central para enfrentamento dos problemas das desigualdades sociais, econômicas, raciais, de gênero, culturais e ambientais, bem como dimensão essencial para dar respostas às necessidades e demandas humanas, a partir da sua ação como trabalhador(a), implementa o Programa Qualificação para o Trabalho, Geração, Emprego e Renda, desenvolvido desde 2022 em parceria com organizações públicas e da iniciativa privada com e sem fins lucrativos.

O cronograma de implementação do referido programa apresenta a seguinte programação para 2024: no dia 15 de junho, a cerimônia de abertura dos cursos de qualificação acontecerá na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA), onde os cursos serão desenvolvidos em parceria com a Secretaria Executiva da Mulher da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e com a Escola de Referência em Ensino Médio Cabo de Santo Agostinho – EREM. A cerimônia acontecerá das 8h às 10h na UACSA e das 10h às 12h na EREM.

No dia 29/06 o programa segue com a implementação no município de Lagoa do Carro – PE em parceria com a Prefeitura do referido município. Com data ainda a ser agendada, o programa será implementado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco – SINDSPREV e em parceria com ONG Oasis da Liberdade, no bairro de Santo Amaro em Recife-PE. No total serão 1000 trabalhadores(as) qualificados(as), concluintes dos cursos: Recepção/Cerimonial; Envelhecimento e Cuidado com o(a) Idoso(a); Governança, Camareira e Auxiliar de Serviço de Limpeza; Auxiliar de Educação Infantil; Cozinheiro Básico; Confeiteiro / Torta, Doce e Salgados.

Os cursos que integram o referido programa contemplam uma carga horária mínima 150 horas/aula – distribuídas em três módulos: Básico; Específico e Vivência Prática, ministrados por Discentes dos cursos de Ciências do Consumo e de Gastronomia e Docentes e Técnicos administrativos /UFRPE.

As coordenadoras do Programa são as professoras do Departamento de Ciências do Consumo/UFRPE Joseana Maria Saraiva, Daisyvângela E. da Silva Lima e Ângela Maria Miguel.

O processo de qualificação possibilitará aos sujeitos participantes o aprimoramento de suas capacidades técnicas, intelectuais, crítica e criativa, tendo em vista a inserção no mundo do trabalho e o exercício da cidadania, de forma crítica e consciente. Além da qualificação, os parceiros, com apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania/UFRPE, implantarão um projeto para inserção dos(as) trabalhadores(as) no mundo do trabalho, bem como a supervisão e acompanhamento.