JavaScript não suportado

 

UFRPE investe em acessibilidade digital em novo portal

Ilustração de uma mão tocando o teclado do computador e um fone de ouvido

Com a urgência de atender a todos os usuários de maneira uniforme e tendo em vista a recente implantação da Lei de Cotas para pessoas com deficiência nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES), a UFRPE vem desenvolvendo diversas iniciativas de acessibilidade digital e comunicacional.

Algumas delas já estão disponíveis, como o novo portal institucional (www.ufrpe.br), que atende aos padrões internacionais e à legislação brasileira.

Desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), com aprovação do Comitê de Tecnologia da Informação (CTI), o novo portal sai da zona vermelha e permanece na verde a partir do Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (Ases), o que significa um sítio eletrônico mais de 95% acessível.

Pessoas com deficiência visual, por exemplo, passam a contar com conteúdo descritivo em todas as imagens publicadas. Os menus também permitem leitura de diversas ferramentas e softwares utilizados por pessoas com restrições visuais e de outras naturezas.

Os investimentos em acessibilidade integram as ações de governança e cidadania digital. De acordo com o Índice de Governança de TI do TCU (IGovTI), em 2016, a UFRPE  ficou na posição 47, de 106 Instituições de Educação Superior (IES). Para se ter ideia, em 2012, a UFRPE estava na posição 90 de 95 instituições. Com os primeiros investimentos e ações da gestão, em 2014, já foi para 62, dentre 102.

Acessibilidade digital

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e, no caso do governo brasileiro, ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado às recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Na parte superior do portal, existe uma barra de acessibilidade onde se encontram atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Os atalhos padrões do governo federal são:

Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.

Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.

Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.

No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.

Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.

No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

Leis e decretos sobre acessibilidade:

  • Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm)
  • Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009 - Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.
  • Decreto nº 7.724, de 16 de Maio de 2012 - Regulamenta a Lei No 12.527, que dispõe sobre o acesso a informações.
  • Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/e-MAG)
  • Portaria nº 03, de 07 de Maio de 2007 - formato .pdf (35,5Kb) - Institucionaliza o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – e-MAG