JavaScript não suportado

 

UFRPE lamenta falecimento do ex-reitor Waldecy Pinto

imagem do ex-reitor Waldecy PintoA UFRPE comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor Waldecy Fernandes Pinto, ex-reitor da Instituição. A Administração Superior decretou luto oficial de três dias.  

O reitor, Marcelo Carneiro Leão, ressalta a importância do legado do professor na história secular da Universidade. “Entre tantos feitos, emociona-me recordar do título de Doutor Honoris causa concedido a Dom Hélder Câmara pelo professor Waldecy em 1984. Foi um momento marcante, que, somado a vários outros, serão sempre lembrados pela comunidade UFRPE”.

Arquiteto recém-chegado na UFRPE, em 1956, coordenou a reforma do Prédio Central do Campus Dois Irmãos – patrimônio histórico da arquitetura moderna em Pernambuco, assinado pelo arquiteto Luiz Nunes em 1935. Um dos destaques foi a instalação do famoso painel de Lula Cardoso Ayres no Salão Nobre, conforme contam as pesquisadoras Conceição Martins e Rosário Andrade Leitão no livro Prédio da Reitoria da UFRPE: resgate histórico 1935-2009, publicado pela Editora Universitária.  

Foi professor entre 1958 e 1990, e reitor 1983 e 1987. Entre tantos momentos importantes, participou do período de reabertura política após a Ditadura Militar brasileira, tendo mantido postura dialógica, com apoio dos estudantes.

Waldecy Fernandes Pinto nasceu em Palmares-PE, em 1931. Arquiteto pela Universidade do Recife (1954), atual UFPE. Urbanista pelo Ministério do Urbanista da França, especialista em Sociologia Urbana para os Países em Desenvolvimento (Sorbone/Paris) e Técnicas de Construções Pré-Fabricadas para Edifícios (Vichy). É autor de diversos projetos, como Shopping Recife, Shopping Sul (João Pessoa-PB) e plano urbanístico do Campus UFPE.  

Foi presidente da Academia Pernambucana de Ciências, e fundador e presidente do Sindicato do Arquiteto, além de presidente do IAB-PE, sócio honorário do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Recebeu ainda diversos títulos e honrarias, como a de Professor Emérito da UFRPE e Medalha do Mérito José Mariano da Câmara de Vereadores do Recife.

Confira abaixo um trecho do depoimento que deu à equipe da Assessoria de Comunicação e Núcleo do Conhecimento Prof. João Baptista da UFRPE, na produção do documentário UFRPE: um século de memórias, dirigido por Fernando Azevedo – disponível no Canal UFRPE: https://www.youtube.com/watch?v=NTYnZ10Lnbo .

https://www.facebook.com/UFRPEAscom/videos/305403154237645