UFRPE leva ação de extensão a Gravatá

Grupo de Extensão do Deprtamento de História da UFRPE realiza, no dia 03/12, o evento "Viver História Respirando Artes", que contara´com exposição de obras de artistas de Gravatá, onde serão contadas suas histórias e seus processos criativos. A mostra foi criada a partir de dois projetos de extensão aprovados no BEXT 2020. O projeto proposto pelo curso de Licenciatura em História denominado: "Escrevendo histórias, “respirando” artes da cidade de Gravatá/PE: uma ação extensionista interdisciplinar" e o projeto proposto pelo curso de Licenciatura em Artes Visuais com ênfase em Digitais, denominado "Histórias Riscadas e Contadas pelos Artistas da Cidade de Gravatá/PE". Os projetos iniciaram em abril de 2022 e tem previsão de término em dezembro de 2022.  Cada projeto teve uma aluna bolsista do curso participando.  Além das duas alunas bolsistas, temos 14 alunos dos dois cursos participando dos projetos. Os alunos foram orientados por professores dos dois cursos, onde realizaram as seguintes atividades: pesquisaram os artistas da cidade, realizaram entrevistas, coletaram informações sobre as suas obras e histórias, estão desenvolvendo produções acadêmicas e estão organizando a exposição dos artistas para o dia do evento.

Nome do Evento: Exposição dos Artistas da Cidade de Gravatá: Viver História Respirando Artes

O objetivo do projeto é “Divulgar a arte do município de Gravatá/PE, através das histórias riscadas e contadas pelos artistas a respeito do patrimônio material e imaterial da cidade de Gravatá/PE”

Data 03/12, das 13:00 às 17:00 horas.

Justificativa: Ações de extensão com foco no patrimônio material e imaterial, de forma interdisciplinar, qualifica a formação dos estudantes, ampliando o sentido de valorização da história local, ao mesmo tempo em que atribui nos significados a ideia de preservação do patrimônio das comunidades envolvidas para as gerações futuras. Os conhecimentos construídos serão compartilhados com a comunidade local como forma de valorizar os artistas que a compõem, que fazem parte do patrimônio histórico-cultural da cidade, contribuindo assim para o conhecimento e valorização de sua história.

Artistas Participantes do projeto

Lula Gonzaga

Cinema de animação

Mestre Ciel