JavaScript não suportado

 

UFRPE mobiliza comunidade para discutir inovação durante evento em agosto

   O Encontro busca explorar Tecnologias, Inteligência Artificial e Gestão inovadora como propulsores do Conhecimento e Desenvolvimento sustentável.

Há pouco menos de 45 dias para o iNova UFRPE - evento científico que pretende reunir os melhores profissionais de distintas áreas, com o intuito de dialogarmos sobre tecnologias, inteligência artificial e inovação voltados para a educação, sustentabilidade e criatividade, busca envolver especialistas, a fim de discutirmos a interface da inovação com a educação. Organizado pela professora Marcília Gama (Dehist), Celso Lopes e professora Sônia Gomes (Decon) e com a abertura prevista para o dia 02 de agosto, às 19h, no Salão Nobre, Prédio Central, a programação conta com o ex senador Cristovam Henrique de Buarque é 100% inovadora, pois se destaca desde a concepção até a estrutura organizacional.

Estão envolvidos estudantes de diversos cursos, como: Economia; Administração, História, Ciência do Consumo, Ciência da Computação e Ciências Sociais, com o apoio de mais de 30 Diretórios Acadêmicos. Cada equipe é responsável por um segmento de atividade necessário para que o evento aconteça dentro do padrão de excelência. Ou seja, o próprio Inova é o laboratório experimental de aprendizado troca de experiência, desenvolvimento e aprendizado construído de forma multidisciplinar e será canalizado para outras parcerias maiores, com a iniciativa pública e privada, com vistas a estruturar no futuro próximo, o Escritório de Projetos e Ações Criativas, que sediará projetos e oficinas de inovação, sustentabilidade e criatividade. A ideia é reunir os estudantes com expertises nas áreas de informática, TI, IA para criar soluções inovadoras e sustentáveis para o planeta. Para isso, pretende-se trabalhar com a comunidade próxima à UFRPE, por meio de estudos inéditos que envolvem tecnologias, meio ambiente e educação. Estudantes e professore(a)s abraçaram o desafio e caíram em campo para fechar parcerias com a iniciativa pública e privada, e o resultado são vários apoios firmados, desde o Departamento de Ciência da Informação, na pessoa do professor Marcos Galindo e do Laboratório de Modelagem Tecnológica da UFPE, da Universidade de Pernambuco – na pessoa da professora Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti, disponibilizando professores e alunos para o evento, da Secretaria de Cultura do Recife, representada por Marcelo Canuto e equipe, que disponibilizará as atrações culturais, o SEBRAE, JEEP; CPOR, Sec. de Educação e TJPE.

A proposta deste evento é aprofundar o conhecimento sobre inovação, alinhado aos 44 cursos ofertados pela UFRPE, inserir o temas da Tecnologia da informação, Inteligência Artificial, colocando em foco as necessidades de aprendizado e de construir, criar ideias sustentáveis. Além da presença de Cristovam Buarque – como conferencista, a conferência de abertura contará com ministros, deputados estaduais e federais, secretários de Governo e do Município do Recife, além de reitores e gestores públicos de estados e municípios de representantes do SEBRAE; ARTEC; CPOR, IQUINE, JEEP, Porto Digital, Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região, que fez expressiva doação de equipamentos de Informática e mobiliário para montagem dos Laboratórios de Economia 4.0 e do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica da UFRPE. Também haveráe outros importantes parceiros, que acreditaram no Projeto Inova e que sinalizaram positivamente para firmar apoios e parceiras futuras.

Em breve serão iniciadas as inscrições!

O evento confere certificados e as inscrições serão 01 Kg de alimentos não perecíveis, cuja arrecadação será destinada ao Lar de Idosos do Recife. Ainda serão solicitadas garrafas Pets e lixo eletrônico, que servirão para a reciclagem, em locais de coleta definidos, para o “Projeto - Limpe o Planeta”, em parceria com a ARTEC, outra empresa parceira do evento.

Acompanhe as novidades no perfil: @inovaufrpe