JavaScript não suportado

 

UFRPE participa de evento internacional - 28ª Olimpíada Ibero-americana de Química

Representantes

  A UFRPE esteve presente em evento internacional, na 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Química (OIAQ), uma competição entre estudantes ibero-americanos que se realiza, a cada ano, no mês de outubro, em um dos países dessa comunidade. Cada país participa com uma equipe de até quatro estudantes, não universitários, escolhidos em processo seletivo de abrangência nacional. Esse ano, a OIQA ocorreu na Universidad Nacional de Costa Rica (UNA), entre os dias 9 a 14 de outubro de 2024 e contou com a participação de 45 estudantes de 14 países. 

A equipe do Brasil era composta por 4 estudantes e 3 professores, Maria José de Filgueiras Gomes do Departamento de Química da UFRPE e os professpres Nilce Viana (Coordenadora) da Universidade Federal do Ceará e Lucas Carvalho Veloso da USP.

Os estudantes foram submetidos a dois exames de cinco horas de duração, um exame laboratorial e outro teórico. Os testes foram apresentados na língua espanhola e os professores que acompanham os estudantes traduzem para o idioma nativo. 

A equipe brasileira ganhou quatro medalhas: duas de ouro, duas de prata e conquistou o 1º lugar geral e melhor exame teórico e prático, um desempenho espetacular.

Essa foi a primeira vez que um professor do Estado de Pernambuco participou de uma olimpíada de Química fora do Brasil, como integrante da equipe brasileira. Segundo a professora da UFRPE, Maria José de Filgueiras Gomes “É muito gratificante ver como os outros países organizam as competições, sendo um momento de troca de experiências com pessoas que vivem em países de realidades diferentes, além de trazer todo esse aprendizado para aplicar em eventos da UFRPE e nacionais também”. 

A Universidade Federal Rural de Pernambuco tem apoiado as Olimpíadas de Química no nosso Estado, que são iniciativas para promover a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos estudantes brasileiros da rede básica, além de despertar o interesse por carreiras nas áreas de ciência e tecnologia e identificar jovens talentosos, motivando-os a seguirem a carreira científica na perspectiva de contribuírem com o progresso e desenvolvimento social e econômico. Assim,a UFRPE tem a perspectiva de contribuir com estas ações, fortalecendo a popularização da Ciência em nosso país.