A Cátedra UNESCO de Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes da América Latina convida para a Mostra da 2ª CAMPANHA PARA A ERRADICAÇÃO DO RACISMO NO ENSINO SUPERIOR desenvolvida por 24 equipes de universidades latino-americanas para promover reflexões e debates sobre as múltiplas formas de racismo que ainda persistem nos sistemas de Ensino Superior e sobre iniciativas que contribuem para sua erradicação.
No âmbito da UFRPE, que, em 2019, se agregou à coalização de universidades latino-americanas empenhadas no enfrentamento ao racismo no ensino superior, o Prof. José Nilton de Almeida, da Coordenação de Direitos Humanos, Ações Afirmativas e Diversidades/PROExC e integrante do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros/NEAB, acompanha institucionalmente as atividades da Cátedra, inicialmente, compondo o júri internacional de seleção das iniciativas inscritas na convocação pública e, posteriormente, compondo uma equipe de especialistas com bom número de pesquisadores/as indígenas e afrodescendentes de seis países latino-americanos, que se responsabilizou por assessorar e acompanhar a execução das iniciativas selecionadas. Assim, esta Mostra é culminação de ações desenvolvidas desde abril deste ano.
SOBRE A MOSTRA DA SEGUNDA CAMPANHA PELA ERRADICAÇÃO DO RACISMO NO ENSINO SUPERIOR
O evento acontece nos dias 23, 25, 26 e 29 de novembro de 2021, das 18h às 20h15 (Argentina, Brasil, Chile, Uruguai); 17h00 às 19h15 (Bolívia); 16h00 às 18h15 (Colômbia, Equador) e 15 a 17:15 (México CDMX, Guatemala), com atividades em forma remoto, por meio do site da Universidad Nacional de Tres de Febrero/UNTREF (Argentina) - http://untref.edu.ar/ - e do seu canal oficial no YouTube. É organizado pela Cátedra UNESCO de Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina (ESIAL), como parte de sua Iniciativa para a Erradicação do Racismo no Ensino Superior.
Em maio deste ano, a Cátedra lançou sua segunda convocatória regional para apresentar propostas coletivas que promovam reflexões e debates sobre as múltiplas formas de racismo que ainda persistem nos sistemas de Ensino Superior e sobre iniciativas que contribuem para sua erradicação.
No processo, e com a participação de uma equipe de 30 especialistas de seis países latino-americanos (alunos, professores, pesquisadores, funcionários com trabalho na área; entre eles um bom número de indígenas e afrodescendentes), foram selecionadas 20 equipes de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador e México.
Algumas das equipes são compostas por participantes de uma mesma instituição de ensino superior. Outras incluem pessoas de diferentes instituições e até mesmo de diferentes países, idiomas e regiões. Desde o início da experiência, a Cátedra gera grupos de trabalho para estimular e fortalecer o estabelecimento de relações de colaboração, tanto para o melhor cumprimento dos objetivos propostos como para gerar possibilidades de novas iniciativas conjuntas.
Com a colaboração ativa do júri de seleção, a Cátedra está a acompanhar, divulgar e apoiar institucionalmente as ações desenvolvidas pelas 24 equipes universitárias. Algumas delas são elaboradas dentro de suas instituições, outras são abertas ao público em geral e têm abrangência internacional. Os formatos das ações vão desde seminários, workshops e cursos virtuais, palestras, fóruns, produções audiovisuais, até campanhas de conscientização. Muitas das atividades estão focadas na formação de professores/as ou planejam obter impacto no nível da política institucional.
A Mostra será organizada em 4 dias, em cada um dos quais participarão seis das 24 equipes, juntamente com os membros da equipe acompanhante. Será apresentado o desenvolvimento das experiências, avanços, obstáculos e desafios serão analisados. Ideias sobre o futuro das propostas e a convocatória do próximo ano também serão discutidas.
A Segunda Campanha pela Erradicação do Racismo na Educação Superior conta com o apoio do Instituto Internacional de Educação Superior da América Latina e Caribe (UNESCO IESALC) e da União de Universidades da América Latina e do Caribe (UDUAL).
Mais informações:
Facebook: https://www.facebook.com/pg/CatedraUNESCOESIAL
Twitter: https://twitter.com/EducacionEl
unesco.untref.edu.ar/atividades