UFRPE promove II Mostra de Inovação em Tecnologia Inclusiva

A II Mostra de Inovação em Tecnologia Inclusiva emerge como uma evolução natural e necessária do trabalho iniciado pela I Amostra de Inovação em Tecnologia Inclusiva – LABMAKER INCLUSIVO. O evento de 2023, que transformou a percepção de muitos alunos sobre a ciência e a tecnologia, deixou um legado significativo ao promover a inclusão e a acessibilidade por meio de ferramentas inovadoras. Agora, sob a liderança do LabTec3DI - Laboratório de Tecnologia 3D Inclusiva do Departamento de Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, a II Mostra visa a ampliar ainda mais esse impacto. Neste ano, a mostra ocorre no dia 17/10, das 9h às 16h, no Departamento de Computação da UFRPE, coordenada pelo professor Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza e organizada pelos Técnicos Marcos Castro e Luiz Sérgio.

Em um cenário educacional e social onde a inclusão continua sendo um desafio premente, a necessidade de soluções inovadoras e acessíveis permanece crítica. A combinação de impressão 3D e metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) oferece uma abordagem poderosa para enfrentar essas demandas. A impressão 3D possibilita a criação de dispositivos personalizados e recursos didáticos que atendem a necessidades específicas, enquanto STEAM promove uma educação interdisciplinar, preparando os alunos para enfrentar os desafios complexos do século XXI.

Esta mostra se justifica pela urgência de continuar a promover um ambiente educacional mais inclusivo, onde a tecnologia não seja apenas uma ferramenta, mas um meio de transformação social. A II Mostra será uma plataforma para explorar novas fronteiras na criação de soluções inclusivas, envolvendo oficinas práticas, exposições e debates que conectam diferentes disciplinas em prol de um objetivo comum: a inclusão.

O impacto esperado vai além do ambiente educacional imediato, buscando inspirar e capacitar escolas, educadores e alunos a adotarem práticas inovadoras que possam ser replicadas em diferentes contextos. Ao integrar tecnologias emergentes com abordagens pedagógicas inovadoras, a II Mostra de Inovação em Tecnologia Inclusiva tem o potencial de catalisar mudanças significativas na maneira como a inclusão é percebida e implementada na sociedade.

Dessa forma, a continuidade desse projeto é não apenas desejável, mas essencial para o fortalecimento de uma sociedade mais justa, acessível e equitativa, onde todos os indivíduos tenham a oportunidade de explorar e desenvolver seu potencial máximo por meio da ciência e da tecnologia.

Esse recurso para o evento é oriundo do edital da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/PE), por meio do edital 22/2024 – Apoio à popularização da ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O edital tem como objetivo apoiar ações como oficinas, palestras, exposições científicas interativas, experimentos/atividades práticas e produções audiovisuais, entre outras, para divulgação científica durante a 21ª edição da SNCT, que ocorrerá no período de 14 a 20 de outubro de 2024, com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

Site do evento: https://www.even3.com.br/ii-mostra-de-inovacao-e-tecnologia-inclusiva-499494/

evento faixa