A Universidade Federal Rural de Pernambuco realiza nesta quinta-feira (11/08), a partir das 14h, a leitura da Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, elaborada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), além de documento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O ato acontece no Hall da Reitoria, Prédio Central, no campus Recife.
Para o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, a ação se pauta no fato de ser a democracia um dos maiores bens que a sociedade conquistou, sendo também elemento fundador da Universidade. O gestor reitera a confiança no sistema eleitoral, estabelecido há décadas e expressão da vontade popular.
A importância das universidades na defesa da democracia se firma ainda no desenvolvimento científico, tecnológico, educação inclusiva e pluralidade cultural, que são valores intrinsecamente ligados ao Estado Democrático. Não seria possível, portanto, pensar na plenitude deles sem a liberdade e o direito de escolher e contestar.
O documento, idealizado por egressos da Faculdade de Direito da USP, é apartidário e recebe ampla adesão, com mais de 800 mil assinaturas. A inspiração veio da “Carta aos Brasileiros”, lida em 8 de agosto de 1977 e escrita pelo professor da USP Goffredo da Silva Telles Junior.