Na próxima sexta-feira (08/11), no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), às 14h, será realizada a Solenidade de Transmissão de Cargo da professora Maria José de Sena, eleita em 2023, para quatro anos de mandato da Administração Superior da UFRPE. O evento também dará posse a professora Maria do Socorro de Lima Oliveira no cargo de vice-reitora. A Solenidade será presidida pelo professor Gabriel Rivas, vice-reitor da UFRPE(2020-2024). O evento será transmitido pelo canal do Youtube da UFRPE
Professora Maria José de Sena foi a primeira mulher eleita para o cargo máximo da UFRPE quando a Universidade comemorava seus 100 anos de história. Entre 2012 e 2016, em seu primeiro mandato como reitora da UFRPE, buscou a implementação de uma gestão voltada para a resolução eficiente dos problemas, pautada no planejamento das ações, no diálogo com a comunidade e, sobretudo, na superação dos entraves que dificultavam a administração da Universidade.
O desempenho positivo da gestão foi reconhecido e, em 2015, a comunidade universitária reconduziu Maria José de Sena para mais quatro anos de mandato na reitoria da UFRPE. Em maio de 2016 ela foi nomeada pelo Ministério da Educação para um novo mandato até 2020. Em 2023, Maria José de Sena voltou a participar de um pleito eleitoral na instituição e foi eleita com 61,55% dos votos da comunidade, sendo atualmente a primeira reitora do país a ter 3 mandatos em uma universidade federal.
Durante suas primeiras gestões foram realizadas diversas ações voltadas ao fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, inovação e empreendedorismo. Também destacam-se, , as seguintes ações: valorização do quadro docente e administrativo; investimento em infraestrutura; retomada e conclusão de obras paradas; fortalecimento das políticas de Assistência Estudantil; fomento à Pesquisa e Pós-graduação; ampliação de políticas de participação, transparência e diálogo com a sociedade.
MARIA JOSÉ DE SENA
Maria José de Sena nasceu na área rural da zona da mata sul de Pernambuco, no Engenho Cajabuçu, distrito do Cabo de Santo Agostinho, em uma família numerosa, com onze irmãos, pai trabalhador rural e mãe. Deu início à sua trajetória acadêmica em 1991 como professora colaboradora do Departamento de Medicina Veterinária, ingressando como professora efetiva em março de 1993. Assumiu funções e cargos como: supervisora da Área de Medicina Veterinária Preventiva/DMV, presidente da Comissão de Ensino/DMV, membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente, coordenadora de Estágios da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, coordenadora do Curso de Medicina Veterinária e pró-reitora de Ensino de Graduação.
É graduada em Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Agrícolas pela UFRPE, além de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Unicap. Tem doutorados na área de Medicina Veterinária Preventiva e Epidemiologia pela UFMG. Foi presidente da Câmara de Ensino de Graduação e membro dos Conselhos de Ensino Pesquisa e Extensão e Universitário, além da Câmara de Política. Como Pro-reitora, coordenou os Fóruns de Pró-reitores de Graduação da Região Nordeste e o Nacional.
Foi eleita, em setembro de 2011, primeira reitora da história da UFRPE e reeleita em outubro de 2015 para o cargo. É Membro da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária, Academia Morenense de Letras e Artes e Academia Pernambucana de Ciências.
Em reconhecimento aos trabalhos prestados na educação, recebeu o título de cidadã das seguintes cidades de Pernambuco: Recife, Moreno, São Lourenço, Carpina e Serra Talhada.
MARIA DO SOCORRO DE LIMA OLIVEIRA
Maria do Socorro de Lima Oliveira começou sua história na UFRPE no ano de 2011 como docente na Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Em 2012, assumiu o cargo de Coordenadora Geral dos cursos de graduação e em 2016 se tornou Pró-Reitora de Ensino de Graduação, cargo que ocupou até 2023. Além disso, coordenou o Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES como Coordenadora Regional em 2018 e como Coordenadora Nacional em 2021 e 2022 e também o Núcleo de pesquisa e extensão JUREMA.
É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestrado em Sociologia pela mesma instituição e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, desenvolvimento sustentável, mulher, feminismo e agroecologia, comunidades rurais e reciprocidade e nos estudos educacionais sobre indicadores de qualidade da Educação Superior.