UFRPE recebe atividades na Semana da Astronomia

Na próxima semana, no período de 19 a 25 de setembro, Recife e Pernambuco celebram a Semana de Astronomia, que foi instituída pelas leis nº 16.500 – 2018/PE e nº 18.469 - 2018/Recife. A comemoração acontece sempre na semana do dia 20 de setembro, data do aniversário de George Marcgrave (1610 – 1648), astrônomo pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, trazido por Maurício de Nassau para realizar as primeiras observações astronômicas no hemisfério Sul. Na época, Marcgrave, contemporâneo de Galileu, era um dos poucos cientistas no mundo com experiência em observação com telescópio. Além disso, Recife destaca-se na história da astronomia, por ter abrigado o primeiro observatório das Américas, que foi construído sobre o telhado da primeira residência de Maurício de Nassau, situada na esquina da Rua do Imperador D. Pedro II com a Rua Primeiro de Março, no bairro do Santo Antônio, de onde Marcgrave pode realizar observações pioneiras do céu do hemisfério Sul.

Devido tal importância, desde 2019, a Semana de Astronomia do Recife e de Pernambuco vem sendo comemorada a partir de esforços articulados de instituições de ensino (UFRPE, UFPE e UNICAP) e de divulgação científica (Espaço Ciência).  Neste ano, no dia 20 de setembro, a UFRPE, a partir da organização central do projeto de extensão Desvendando o Céu Austral, coordenado pelo professor Antonio Carlos da Silva Miranda, irá desenvolver diversas atividades de popularização da astronomia. Ao longo de todo o dia, no campo de futebol, serão promovidas oficinas, palestras, observações astronômicas etc., abertas ao público geral.

Na ocasião, estudantes e demais convidados terão a possibilidade de participar de diversas atividades específicas, a sua presença nos esforços de consolidação dessa relevante data histórica.  A mobilização e a participação de estudantes e professores no evento seriam de grande contribuição. A astronomia é um tema transversal, que pode mobilizar conhecimentos de várias áreas e, por isso, seria também uma oportunidade ímpar de aprender na e com a prática, a partir das atividades desenvolvidas.

Será um enorme prazer e privilégio contar com sua presença.

Local: campo de futebol da UFRPE

Endereço: Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, Recife/PE

Horário: das 10h até 20h.