UFRPE recebe comitiva universitária do Equador para fortalecer cooperação internacional

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) recepciona, de 17 a 20 de setembro, uma comitiva da Universidade Estatal da Península de Santa Helena (UPSE), do Equador, para avançar a cooperação internacional entre as instituições, que assinaram convênio intermediado pelo Núcleo de Internacionalização do Instituto Ipê em missão ao país, em outubro de 2023.

Nesta terça-feira (17), a Reitora da Faculdade de Ciências da Educação e Letras, Sara González Reyes, a Diretora do Curso de Graduação em Educação Básica, Margot Garcia, a Diretora da Curso de Graduação em Educação Inicial, Ana Uribe Veintimilla, e a Diretora do Programa de Pedagogia de Línguas Nacionais e Estrangeiras, Eliana León Abad, foram recebidas, na Reitoria, pela Vice-Reitoria, professora. Socorro Lima, e pelos Núcleos de Internacionalização, do Instituto Ipê, e de Idiomas, e pelas Pró-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação.

A elaboração de um plano de trabalho e a festividade pelo sexto aniversário da Cátedra Paulo Freire da UFRPE, coordenada pela Profa. Mônica Folena, cátedra recém-implantada também na UPSE, e a participação equatoriana na abertura do 12º Colóquio Internacional de Paulo Freire, na UFPE, que celebra o legado do educador brasileiro e reúne pesquisadores e educadores de todo o mundo, estão entre as atividades programadas. Também integrando a comitiva, o Prof. Anibal Puya palestrará, nesse evento, sobre contribuições do pensamento de Paulo Freire na superação das crises socioambientais e fortalecimento dos direitos humanos.

A comitiva equatoriana ainda se reunirá com membros da Rede de Diretores de Relações Internacionais de Pernambuco (NINTER-PE), no Palácio do Governo, com o objetivo de discutir ações para promover a internacionalização nas universidades pernambucanas envolvidas. Além disso, ainda em 2024, a UFRPE receberá três estudantes da UPSE nos cursos de Biologia, Sistema de Informação e Letras, para realizarem mobilidade acadêmica estudantil, em intercâmbio de conhecimento e experiências entre as instituições.