UFRPE sedia fase final da Olimpíada Pernambucana de Química

Nesta sexta-feira (18/10), a partir das 14h, o Departamento de Química da UFRPE sediará, no Centro de Ensino de Graduação (CEGOE), a segunda e última fase da Olimpíada Pernambucana de Química (OPEQ). O evento, sob coordenação estadual do DQ-UFRPE desde 2016, representada pela professora Maria José de Filgueiras Gomes, concentrará mais de 1400 estudantes de Ensino Médio e Fundamental II de várias escolas do nosso estado. Os estudantes participarão de uma prova teórica, que terá duração de 3 horas (14:00 – 17:00).

Os finalistas chegaram até esta fase depois de terem participado de uma etapa virtual com caráter classificatório, então, trata-se dos estudantes com os melhores desempenhos no estudo da Química, nos seus respectivos níveis e colégios em Pernambuco. A final da OPEQ classificará 120 alunos para a Olimpíada Brasileira de Química em 2025.

As olimpíadas de Química são um passo importante para as aspirações dos estudantes de representarem o país em competições internacionais, além de incentivar estudantes a escolherem profissões na área de Química.