Durante os dias 8 a11 de abril, a Universidade Federal Rural de Pernambuco(UFRPE), recebe no campus Recife, o III Colóquio Internacional Feminismo e Agroecologia (CIFA). Idealizado por acadêmicas de diversas instituições nacionais e internacionais e por representantes de movimentos sociais de mulheres rurais, o evento, que neste ano traz o tema 'Trabalho, Cuidados e Bens Comuns' tem como objetivo promover reflexões sobre Feminismo e Agroecologia a partir de uma abordagem de gênero em diálogo com diferentes fontes de conhecimento e experiências de organizações científicas, sociais e entidades de extensão rural.
A fim de buscar subsídios para a reflexão acadêmica, a inserção nas políticas públicas e para os movimentos sociais o evento incentiva o debate, através de mesas redondas e conferências, apresentação de trabalhos (orais ou pôster) em Grupos de Trabalhos (GTs), minicursos, Feira de Saberes e Sabores , além de oficinas e diversas atividades culturais.
Para debater questões relacionadas ao feminismo e agrocologia, o colóquio contará com a presença de diversas especialistas no tema, dentre elas Nalu Faria, representando o comitê Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, a professora Josefa Salete Cavalvanti, da UFPE, Marta G. Rivera-Ferre, pesquisadora da Universidade de Coventry (Reino Unido), Hélène Guétat Bernard, chefe do Departamento de ciências sociais do Instituto Francês de Pondicherry, dentre outras.
O CIFA ultrapassa as paredes de salas e auditórios, não restringindo-se a palestras e seminários, proporcionando aos participantes atividades práticas e a vivência de experiências no campo. Como parte da programação serão realizados intercâmbios, onde os participantes visitarão sedes de projetos para conhecer as atividade e a rotina de diversos grupos de mulheres rurais, espalhados pelo Estado.
As inscrições podem ser feitas até o dia 08-04 e a taxa varia de acordo com a modalidade de formação dos solicitantes. Mais informações podem ser consultadas em https://www.3cifa.com/
Sobre o evento
O III Colóquio Internacional Feminismo e Agroecologia, pretende integrar ações das universidades e de outras instituições, tais como organizações não-governamentais (ONGs), com a dinânica coletiva dos movimentos sociais de mulheres rurais de vários países, para dar visibilidade aos saberes das mulheres em distintos campos de atuação, tendo como referência o feminismo e a agroecologia.