UFRPE sobe no Ranking Folha e avança em avaliações do MEC e do Guia da Faculdade

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) subiu de posição no Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, divulgado na última semana. Em relação à ultima edição, em 2019, a UFRPE subiu da posição geral 64 para a de número 58 em 2023 na avaliação do Jornal Folha de São Paulo, que considera dados oficiais e também pesquisas de opinião.

No ranking de melhores cursos de graduação, dos 16 cursos avaliados igualmente nos dois anos, a UFRPE subiu de posição em 9, com destaque para Medicina Veterinária, que se destacou como o melhor do Nordeste, na 16ª posição, quando, em 2019, ocupava o 20º lugar. Também se destacaram o curso de Agronomia, que subiu da colocação 76 para a 48 em 2023; e de Biologia (Ciências Biológicas), que ficou em 38º lugar nacional, tendo ocupado, em 2019, a posição 76.

A metodologia do Ranking leva em consideração as categorias Ensino, Pesquisa, Inovação, Internacionalização e Mercado, tendo a UFRPE avançado em todas, exceto a última, de Mercado – desceu uma posição, alcançando a nota 65,53 em 2023, tendo antes obtido 59,83 em 2019.

O RUF avalia anualmente as 203 universidades brasileiras, públicas e privadas, usando dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião Datafolha.

Saiba mais em: https://ruf.folha.uol.com.br/

MAIS RESULTADOS

A UFRPE também comemora mais resultados excelentes no ensino de graduação divulgados nos últimos dias.  O curso de Administração do Campus Sede/Recife recebeu do Ministério da Educação (MEC) a Nota 5, em uma escala que vai de 1 a 5, a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2023). Com o resultado, o Bacharelado em Administração se consolida como o mais bem avaliado de Pernambuco.

Outros cursos da UFRPE também foram bem avaliados no Enade: Administração Pública (EAD), Ciências Econômicas Recife e Ciências Econômicas UAST, que mantiveram ou aumentaram o conceito.

Também foi divulgado o resultado da renovação de reconhecimento dos cursos de graduação pelo MEC: O curso de Engenharia de Materiais UACSA obteve nota 5, “Excelente”. Já os de Economia Doméstica, Engenharia Ambiental e Bacharelado em Sistema de Informação (EAD) tiveram nota 4, considerados “Muito Bons”.

Já no recente processo de recredenciamento, a UFRPE recebeu a nota máxima  5 na avaliação para recredenciamento da oferta de cursos na modalidade EAD realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Recentemente também foi divulgado o Guia da Faculdade do jornal Estadão, em parceria com a Quero Educação, que avalia a qualidade dos cursos superiores oferecidos no Brasil. Seis cursos da Instituição receberam 5 estrelas na avaliação, considerados “Excelentes”: as Licenciaturas em Ciências Biológicas, Letras – Portuguêse Espanhol, Agronomia, Sistemas de Informação, Gastronomia e Engenharia de Pesca.

Outros 30 cursos de graduação da UFRPE receberam 4 estrelas, ou seja “Muito bons”. Quatro cursos também foram qualificados como “Bons”, com 3 estrelas. Confira o resultado completo.

O Guia da Faculdade utiliza metodologia conhecida como avaliação por pares para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.

Os indicadores utilizados referem-se a três eixos principais: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. A partir daí, cada curso recebe notas de 1 a 5. O resultado da média entre a pontuação é transformado em estrelas.

Confira o levantamento completo e mais informações no Guia da Faculdade: https://querobolsa.com.br/guia-da-faculdade