UFRPE também abraça a campanha Outubro Pet Rosa

No mês de outubro, já se tornou tradição a campanha pela conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama principalmente em mulheres. A UFRPE, além da programação oficial do Outubro Rosa, voltada a estudantes e servidoras, lançou a campanha Outubro Pet Rosa, voltada à conscientização de tutores e médicos veterinários sobre a prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas.

A campanha integra um projeto de extensão mais amplo, por meio do qual, durante todo o ano, professores e estudantes de Medicina Veterinária realizam ações e intervenções de prevenção ao problema, que também afeta os animais com frequência.

O lançamento do Outubro Pet Rosa ocorrerá no próximo dia 14 de outubro, a partir das 8h, no Campus Dois Irmãos da UFRPE, em frente ao Hospital Veterinário Escola, com instalação de posters e distribuição de panfletos e brindes. Na ocasião, os tutores de animais serão orientados a realizarem o exame de apalpação nas mamas e, caso tenham nódulos, as cadelas e gatas serão submetidas a exames de citologia imediatamente.

Outros eventos serão realizados em praças e parques da cidade do Recife, em fins de semana, conforme a programação anexa. Nessa ocasião, serão utilizados também painéis sobre tumores de mama, além da distribuição de folhetos. Para tornar o evento mais atrativo, foram feitas parcerias com organizações veterinárias para distribuição de brindes, a exemplo de amostras de ração, petiscos e outros brindes produtos entre os tutores.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Márcia Pereira, os tumores mamários representam a neoplasia mais frequente em cães e a segunda em gatos. A professora afirma que diversos fatores de risco associados à ocorrência de tumores de mama são reconhecidos, incluindo idade, o uso de progestágenos, a pseudociese e a obesidade.

A experiência mostra que a castração precoce e o uso de ração balanceada são medidas eficazes na redução do risco para tumores mamários. “O objetivo do Outubro Pet Rosa e de todo o projeto de extensão é difundir informações sobre diagnóstico precoce e prevenção de tumores mamários em cadelas e gatas”, ressalta.

Entre os resultados esperados com o projeto, estão o acesso a tutores de cães e gatos para informações, a atuação de médicos veterinários na prevenção de tumores, a melhoria da saúde e do bem estar anima, o estímulo à castração precoce dos animais e a promoção da saúde pública, associando-se medidas educativas e preventivas em cães e gatos à melhoria das condições urbanas.

[[{"fid":"953","view_mode":"default","fields":{"format":"default","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":308,"width":880,"class":"panopoly-image-original media-element file-default"}}]]