O economista, engenheiro, escritor e professor da UFRPE Jacques Ribemboim, 61 anos, foi eleito no dia 20/09/2021 a ser um dos integrantes da Academia Pernambucana de Letras. O docente da UFRPE ocupa a 7° cadeira da academia que pertencia ao escritor José Luiz Mota Menezes. Ribemboim também é integrante da União Brasileira de Escritores (UBE) e do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco.
Com mais de vinte e cinco obras publicadas, Ribemboim foi reconhecido pela academia. Em 2014 conseguiu o título de melhor ensaio com o livro "Boa vista: berço das artes plásticas pernambucanas”, em coautoria com Wilton de Souza e em 2018, foi eleito melhor ensaio novamente com o livro "Um forte sobre as águas”.
Sobre o seu ingresso na academia ele demonstra entusiasmo: "Fico contente em ter sido eleito para a Academia Pernambucana de Letras, uma entidade que foi fundada em 1901. A depender de mim, tudo farei para honrar a nossa querida UFRPE".
Foto: Reprodução/TV Globo
História de Jacques Ribemboim
Nascido no Recife, em 29 de abril de 1960, Jacques Ribemboim formou-se engenheiro mecânico pela UFPE e ingressou na Petrobras através de um concurso, onde formou-se Engenheiro do Petróleo, ainda nesta empresa trabalhou por 12 anos como engenheiro de produção. Anos mais tarde, morou em Israel, trabalhando como voluntário no kibbutz Maabarot (comunidade socialista agropastoril).
Ao regressar ao Brasil, reassumiu o antigo cargo na Petrobras e realizou o Mestrado em Economia Ambiental na University College London (1993). Em 1995, mudou-se para Brasília onde contribuiu com o governo de Fernando Henrique Cardoso, ao lado de Gustavo krouse, como assessor especial e integrante da comissão nacional de população e desenvolvimento, ligada ao Governo Federal. Contribuiu também na implementação de novos projetos de políticas ambientais, que tinha como um dos objetivos incluir espaços urbanos e uso de instrumentos econômicos.