Diante do atual cenário epidemiológico em Pernambuco, que aponta para redução de casos e de óbitos por Covid-19 e avanço da vacinação, a UFRPE flexibiliza o uso de máscaras em todos os campi da Instituição.
A decisão, aprovada pelo Comitê de Prevenção ao Coronavírus (Covid-19) da UFRPE, prevê a utilização obrigatória do item de proteção respiratória nos espaços de saúde, como o Departamento de Qualidade de Vida (DQV), os Núcleos (NAPS) das Unidades e o Hospital Veterinário.
Com essa flexibilização, o uso de máscaras torna-se facultativo, porém, recomenda-se a utilização em casos de sintomas gripais ou necessidade maior de proteção, como pessoas com comorbidades e em locais fechados da UFRPE com aglomerações.
Em caso de suspeita de Covid-19, permanece o serviço de testagem no DQV, mediante agendamento e demais orientações, conforme protocolo de isolamento e apresentação de atestado médico.
A flexibilização do uso de máscara pode ser reavaliada a qualquer momento pela Instituição, a depender do cenário epidemiológico e orientações das autoridades sanitárias responsáveis.