JavaScript não suportado

 

Seminário aborda resultados de pesquisas no Parque Estadual de Dois Irmãos

Será realizado, na próxima quinta-feira (16/03), o Seminário do Programa de Pesquisa em Biodiversidade, com a participação de pesquisadores, gestores e ambientalistas vinculados aos trabalhos realizados Sítio do Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI). O evento será realizado no Departamento de Biologia da UFRPE, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e tem o objetivo de estreitar laços entre estudiosos e instituições ambientais de Pernambuco, comunicar os resultados de estudos sobre biodiversidade no Parque e debater problemas enfrentados pelas equipes na realização dos trabalhos na área. Os avanços, gargalos e desafios enfrentados pelo PPBio serão apresentados durante o evento.

Atualmente, mais de 50 pesquisadores compõem a equipe do PPBio no Parque Dois Irmãos. Em pouco mais de três anos, os estudiosos vêm descobrindo uma rica diversidade na área e concomitantemente espécies ameaçadas, apesar das fortes ameaças e impactos no entorno e dentro do parque (incêndios, caça, desmatamento, invasões, lixo, contaminação de um dos mais importantes mananciais hídricos e invasão biológica), além de atrasos na regularização fundiária da área de ampliação do Parque.

O PEDI é atualmente um sítio de estudos da Rede Mata Atlântica no Programa de Pesquisa e Biodiversidade (PPBio). A Rede (http://ppbioma.wixsite.com/simppbioma), coordenada no Rio de Janeiro (UERJ), integra hoje três Núcleos, Nordeste, Sudeste e Sul, e mais de 10 sítios de pesquisa, entre os quais o Sítio PEDI é o mais setentrional da rede e na área mais ameaçada do bioma, o que evidencia a importância desse programa no Estado de Pernambuco e a responsabilidade que se assume em apoiar e contribuir com o mesmo.

Lamentavelmente, segundo os pesquisadores, de forma incessante e crescente, esses impactos, ameaças e atrasos vêm impossibilitando o acesso seguro à área, prejudicando o andamento de estudos e causando importantes reduções na biodiversidade, no funcionamento do ecossistema florestal e no patrimônio histórico local.

O evento da próxima quinta-feira busca discutir, entre outras questões, discutir esses problemas e buscar soluções e encaminhamentos para a garantia da segurança e fiscalização ambiental na área.

O evento será fechado à equipe do projeto e do Parque Dois Irmãos e órgãos envolvidos na gestão de meio ambiente e segurança pública do estado de Pernambuco e cidade do Recife, bem como representantes das instituições executoras, UFRPE, UFPE e Jardim Botânico do Recife. A expectativa é de que o seminário seja finalizado com um plano de ação que garanta a conservação efetiva do Parque Estadual de Dois Irmãos de forma integral e em longo prazo.