JavaScript não suportado

 

Agronomia e Medicina Veterinária são primeiros colocados de Pernambuco em ranking

Os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da UFRPE são destaque em mais um ranking. Desta vez, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), ambas as graduações aparecem em primeiro lugar no Estado. Outros cursos tiveram bom desempenho, levando em consideração os critérios metodológicos do ranking, que privilegiam indicações de professores avaliadores e pessoas ligadas à área de Recursos Humanos das empresas.

Medicina Veterinária, por exemplo, avançou uma posição de 2015 para 2016, e, além de primeiro em Pernambuco é o 19º do Brasil. Agronomia lidera em Pernambuco e ocupa a 35º posição nacional, de 194 cursos avaliados.  Outros cursos, como as Licenciaturas em Física, Matemátcia e Química, ficam na segunda posição estadual e boas colocações nacionais (37, 44 e 45 respectivamente). A Licenciatura em Educação Física, por exemplo, aparece em terceiro lugar no Estado e 46º no Brasil, dentro do universo de 533 graduações da mesma natureza.

No ranking de universidades, a UFRPE aparece em terceiro em Pernambuco, sendo a segunda colocada em pesquisa e inovação. 

Em setembro, os cursos de graduação presenciais da UFRPE obtiveram destaque na avaliação realizada pelo Guia do Estudante (GE) 2016, publicado no GE Profissões Vestibular 2017. Quatro cursos da UFRPE receberam cinco estrelas - a nota máxima na publicação. No total, 27 cursos da UFRPE, envolvendo o campus-Sede e as unidades acadêmicas, foram contemplados nas categorias Excelente (5), Muito Bom (4) e Bom (3).

As graduações de Ciência da Computação, Engenharia de Pesca, Sistemas da Informação e Zootecnia, todos do campus Dois Irmãos, receberam as 5 estrelas do Guia do Estudante. Outros cinco cursos foram avaliados como Muito Bons - quatro estrelas: Medicina Veterinária (Garanhuns); Administração, Agronomia e Pedagogia (Recife); e Zootecnia (Serra Talhada). Os demais cursos da UFRPE avaliados nesta edição do Guia do Estudante receberam 3 estrelas na avaliação.

Alguns cursos estrelados em 2016 já haviam sido bem avaliados tanto por edições anteriores do Guia quanto pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/MEC), a exemplo de Bacharelado em Ciência da Computação, que também obteve a nota 5 na última edição.